.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura entrega escola reestruturada e climatizada em assentamento de Araguaína

Publicado: Data: 15/04/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Escola Municipal José Nogueira fica localizada no Assentamento Rio Preto e atende mais de 300 crianças da região; reforma teve recursos apenas do Tesouro Municipal

Por Joselita Matos 

Com salas geladinhas, biblioteca completa e acessibilidade. É assim que os estudantes da Escola Municipal José Nogueira, no Assentamento Rio Preto, zona rural de Araguaína, irão estudar a partir da próxima semana. A obra de reconstrução e ampliação da unidade foi entregue nesta sexta-feira, 15, pelo prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. A obra faz parte do planejamento da Prefeitura para melhoria da estrutura das escolas da zona rural, onde mais três unidades estão sendo construídas.

A solenidade de entrega teve a presença do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira; da Infraestrutura, Simão Moura Fé; do Planejamento, Frederico Prado; dos vereadores Luzimar Coelho e Geraldo Silva, além da comunidade do assentamento e região.

Infraestrutura de qualidade

Dimas comentou que o Município vem investindo na melhoria da infraestrutura das escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto na zona urbana como na rural. “Nós estamos trazendo para as escolas do campo o que tem na cidade, uma escola que tem biblioteca, tem internet, que está agora com uma cozinha adequada, com todas as salas de aulas climatizadas”, declarou.

Ainda de acordo com o prefeito, são mais de trezentas crianças aqui na escola e agora sendo atendidas de uma forma totalmente diferente. “Então é qualidade no ensino, que a gente tem buscado; isso faz uma diferença tremenda nas crianças. O futuro é o que a gente está garantindo e com uma estruturação boa, professores bem pagos, com ensino de qualidade, não tenho dúvida que a gente vai ter uma cidade melhor”, concluiu.

Ensino de qualidade

 

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira, falou sobre a importância da reforma para a comunidade do assentamento e região.

“Na realidade o que está sendo feito é o que nós entendemos que é de qualidade, a qualidade na estruturação predial, que automaticamente gera qualidade no ensino e na aprendizagem”, declarou.

Comunidade

A dona Raimunda Rodrigues Freitas colocou os seus setes filhos para estudarem na escola e contou como era bem no início e hoje, depois da reforma, o que melhorou. “No começo era um barraquinho de palha, era de tábua ao redor, era caindo. Os meus sete filhos estudaram lá. Agora tô com uma neta estudando aqui e tô muito feliz. A escola melhorou muito, tão de parabéns”, disse feliz.

Outra assentada é a Edivânia Gonçalves de Sousa, que tem uma filha de quatro anos estudando na escola, a Marcela. “Já fui aluna da escola; aqui era bem simples, era tudo aberto, o banheiro era do lado de fora, agora com a reforma de hoje, no meu ponto de vista para a minha filha aprender, tá cem por cento”, disse contando as mudanças pela qual a escola passou após a reforma.

Dona Nelma Nunes de Oliveira mora no Assentamento Projeto Paraíso, a 96 km do Rio Preto, mas os seus dois filhos estudam na unidade. “A escola era boa e ficou melhor ainda. Porque tem mais facilidade para o aluno aprender mais com a escola reformada, tem mais acesso para as crianças. Agora tem a biblioteca, até os alunos estão mais interessados porque eles estão com um projeto que o aluno que lesse mais livros, ia ganhar um prêmio. Aí eles estão dedicando mais ainda”, disse dona Nelma.

A escola

Atualmente, a escola atende 304 alunos, tendo turmas da primeira fase do Ensino Fundamental ao nono ano; e também uma extensão da Escola Estadual Manoel Alves da Cunha, do Setor Novo Horizonte, atendendo alunos da primeira à terceira série do Ensino Médio, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A Escola Municipal José Nogueira é a única na zona rural do município que atende o Ensino Médio.

Investimentos e melhorias

A Prefeitura investiu na escola R$ 150 mil do Tesouro Municipal. Foram três meses de obras para construção de biblioteca, sala para os professores, calçada com rampa e acessibilidade, nova sala de aula, depósito para armazenar alimentos e depósito para acondicionar materiais de limpeza, além de reconstruir os banheiros com acessibilidade, a cozinha e reformar todo o telhado.

Três novas escolas estão sendo construídas na zona rural. Uma unidade no Assentamento Manoel Alves, outra no Assentamento Paraíso e outra no Assentamento Pilões. A previsão é de que as comunidades dessas regiões já iniciem o ano letivo de 2017 nas novas unidades.

Publicado: Data: 15/04/2016 Autor:Ascom







voltar