.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 23 De Setembro De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 22ºC | Máxima: 36 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Apresentações artísticas marcam término da 1ª Semana do Bebê em Araguaína

Publicado: Data: 27/05/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

O evento voltado para a preservação dos direitos da primeira infância, envolveu toda a comunidade durante três dias. Após criação de lei, a semana será realizada todos os anos em Araguaína

 Por: Gláucia Mendes 

Mães e filhos que moram no setor Costa Esmerada, em Araguaína, receberam as equipes de profissionais da 1ª Semana do Bebê, no Centro de Educação Infantil Cora Coralina, na última quarta-feira, 25. O evento marcou o término das atividades da semana, com apresentações artísticas, brincadeiras, aulas de zumba e distribuição de brindes. 

De acordo com a articuladora do Selo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Núbia Marinho, o apoio do prefeito Ronaldo Dimas foi fundamental para que o evento acontecesse. “O prefeito e a primeira-dama Nil Dimas têm uma preocupação muito grande com as crianças na gestão e deram todo apoio necessário para que realizássemos esse trabalho. A semana, apesar de ser a primeira, teve um saldo positivo, foi bonito de se ver todas as secretarias da Saúde, Assistência Social e Educação se envolvendo e os profissionais de várias áreas engajados, trabalhando juntos nas ações”, destacou. 

A articuladora acrescentou que todas as atividades vão ser apresentadas em relatório e vídeo para a Unicef. “Estamos confiantes que vamos ganhar o selo, que será anunciado em novembro deste ano”, disse.

Comunidade

As mães participaram das atividades e aprovaram a ideia. “Soube que ano que vem tem de novo essas ações e fiquei muito feliz”, relatou a dona de casa Maria José Coelho de Souza.

 Já Gismária de Oliveira Lopes, mãe de cinco filhos, contou que soube do evento através de bilhete das professoras de seu filho Isac de Oliveira Lopes, de três anos, que estuda no centro educacional. “Muito boa a iniciativa. Hoje saí da rotina, passei uma tarde diferente. Nunca tinha visto um evento tão animado no meu setor”, completou.

Primeira semana 

A 1ª Semana do Bebê de Araguaína aconteceu de 23 a 25 de maio, quando a comunidade contou com atividades nas áreas de saúde e educação para chamar a atenção para os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade. A implantação da semana no Município aconteceu no dia 23, no Parque Cimba, com a assinatura da Lei Municipal nº 3.007/2016 pelo prefeito Ronaldo Dimas e apresentações artísticas. 

Durante os três dias, ações foram realizadas em pontos estratégicos junto às gestantes, pais e adolescentes, como unidades básicas de saúde (UBS) e escolas. Entre as atividades tiveram rodas de conversas, palestras, apresentações artísticas, encontros, ações sociais e de saúde.

Dentre as ações, ainda teve o encontro com o bebê-prefeito, Miguel Moraes Felipe, que recebeu simbolicamente a chave de Araguaína das mãos do prefeito Ronaldo Dimas e da madrinha, a primeira-dama Nil Dimas, no Hospital Dom Orione (HDO). Miguel foi o primeiro a nascer após a lei municipal ter sido sancionada.

 

Semana do Bebê

A 1ª Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura de Araguaína, com o apoio do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), por meio das secretarias da Assistência Social, Trabalho e Habitação, da Saúde e Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer e parceria da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

 

Com a sanção da Lei Municipal nº 3.007/2016, de 23 de maio de 2016, a Semana do Bebê de Araguaína será realizada todos os anos na cidade, com programação voltada para a preservação dos direitos da primeira infância. 

Publicado: Data: 27/05/2016 Autor:Ascom







voltar