Quinta-feira, 15 De Novembro De 2018 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 21ºC | Máxima: 30 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Ouvidia da Saúde 0800 646 8546

Prefeitura reabre programa e desconta até 100% de juros e multas para contribuintes

Publicado: Data: 18/11/2016 Autor: Ascom

Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) prevê a regularização de pendências em impostos municipais como ISS, ITBI e IPTU

Por Joselita Matos

A Prefeitura de Araguaína reabre prazo para os contribuintes que estão com dívidas em atraso com o Município para aderirem ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). O objetivo do programa é promover a regularização de dívidas junto ao Município. Apesar do prazo ir até fevereiro de 2017, o contribuinte que procurar a Secretaria Municipal da Fazenda nos próximos 30 dias terão uma redução de até 100% nos juros e multas.

Entre os débitos que poderão ter descontos estão os tributários, como o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); as taxas e as multas tributárias (exceto multas de trânsito, multas contratuais e multas de natureza indenizatória).

Além desses, também podem ter reduções nos juros e multas os débitos não tributários, como tarifas e aluguéis (concessionários e permissionários); multas por infração à legislação sanitária, urbanística, e multas por infração a legislação ambiental.

Para que a pessoa volte a ser adimplente junto ao Município, também poderão ser incluídos débitos constantes de parcelamento em andamento.

Descontos

O programa estabelece 80% de descontos de juros e multas aos contribuintes que pagarem à vista o valor devido. Os que quitarem suas dívidas no primeiro mês de vigência do PPI ganharão desconto adicional de 20% nos juros e multas. Com isso, os que pagarem à vista durante o primeiro mês terão 100% de desconto juros e multas.

Os descontos para os que pagarem no segundo mês de vigência do programa será de 10%. Não serão acrescidos descontos adicionais após o segundo mês de vigência do PPI.

Para débitos em parcelamento, o desconto será de 90% dos juros e multas se a adesão ocorrer no primeiro mês de vigência do PPI. Cada parcela não poderá ser menor que R$ 200 para pessoa física e empresário individual não optante pelo Simples; e R$ 500 para pessoas jurídicas e equiparadas.

Adesão

O contribuinte interessado em quitar suas dívidas com o Município terá disponível no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br) um requerimento para aderir ao programa. Também no site, o cidadão poderá fazer uma simulação da forma de pagamento que optar. O contribuinte poderá parcelar o débito em até 120 meses.

Publicado: Data: 18/11/2016 Autor:Ascom