.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 17 De Dezembro De 2017 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 32 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Irrigação do Parque Cimba já está em funcionamento com 466 aspersores

Publicado: Data: 16/06/2017 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Em todo o parque são 12 pontos e 30 minutos cada um regando a grama, perfazendo um total de seis horas diárias

 

Por Joselita Matos

Foto: Marcos Filho 

 

O sistema de irrigação do Parque Cimba em Araguaína já está funcionando. No total, são 466 aspersores implantados em 12 pontos distribuídos em todo o parque. O sistema é automático e para cada ponto são 30 minutos regando a grama, perfazendo um total de seis horas diárias.

A irrigação começa a partir das 9 horas e prossegue durante todo o dia. A água usada no processo é da própria nascente do Córrego Canindé, recuperada pela Prefeitura e que forma o lago do parque.

Para fazer a aspersão da água nos pontos, são utilizadas duas bombas d’água que têm a capacidade de 15 mil litros de água por hora e a sua distribuição é feita por vários tubos subterrâneos. As duas bombas foram instaladas na casa de máquinas ao lado da nascente.

Além da irrigação, também foram feitas obras de drenagem, com implantação de bueiros e canaletas, que impedem a invasão de água nos estacionamentos e erosões, além de duas grandes bocas de lobo duplas com grelhas de proteção, que evita entupimentos e leva apenas a água.

Cachoeira

O paisagismo continua sendo feito no parque. A cascata está sendo construída utilizando pneus velhos que antes eram retirados do local como lixo e agora estão sendo reutilizados como base para as pedras ornamentais da obra.

A construção da cachoeira deverá ser finalizada em 30 dias e vai jorrar água para dentro do lago. Os pneus estão sendo cobertos por cimento e moldados para ficarem como se fossem pedras.

O lago tem 81 metros de comprimento e 2,6 mil metros quadrados de área, com uma profundidade aproximada de 5,5 metros, uma galeria de fundo, torre de tomada d’água e vertedouro (escoamento de água).

Publicado: Data: 16/06/2017 Autor:Ascom







voltar