.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 21 De Julho De 2017 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 17ºC | Máxima: 36 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura implanta Selo Verde para empresas sustentáveis

Publicado: Data: 13/07/2017 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Os objetivos principais é a preservação do Meio Ambiente e estímulo a outras a seguirem ações de empreendimentos ecologicamente correto, atuando dentro dos padrões exigidos pelo licenciamento ambiental

Por: Gláucia Mendes

Com o principal objetivo de incentivar as empresas a buscarem mais ações que contribuam com a preservação do meio ambiente, bem como garantir a qualidade e a procedência de produtos, e processos produtivos, a Prefeitura de Araguaína implantou o Selo Verde, que faz parte do Plano Municipal de Preservação Ambiental. Desta forma, o Município estimulará uma economia eficiente, mais ecológica, tendo um crescimento sustentável.


Empresas sustentáveis de quaisquer atividades passiveis de licenciamento recebem os selos. Como por exemplo, oficinas, lava jatos, postos de combustíveis, pisciculturas, canteiros de obras dentre outras. Cada empresa será regularizada ambientalmente de acordo com o programa e classificada dentro de níveis apresentados.  

Selo Verde

O Selo Verde é uma certificação internacional para especificar produtos e empreendimentos gerenciados de maneira sustentável, sem agressão ao Meio Ambiente. As vantagens de empresas que aderirem o programa Selo Verde podem aumentar suas vendas além disso terão mais reconhecimento de liderança empresarial, melhoria na imagem da empresa e reconhecimento como empresa inovadora. 

Dentre os níveis exigidos para as empresas receber o Selo estão: possuir documentação ambiental vigente, como licenças e dispensas ambientais; destinar corretamente os resíduos gerados na atividade de acordo com legislação vigente; possuir ações de conservação de resíduos naturais como coleta eletiva; reciclagem de material; redução do consumo de energia e outros.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Município, Júnior Marzola, o selo será fixado na empresa, uma forma de estimular outras a seguirem as ações de empreendimento ecologicamente correto. “Isso irá demostrar que ela está ambientalmente adequada para funcionar e está gerando resíduos de forma correta, ou seja, não poluindo o meio ambiente”, explicou o secretário.

De acordo com o diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Orialle Barbosa, o consumidor também se sentirá mais seguro. “Quando ele adentrar no empreendimento vai ver que aquela empresa está adequada e se enquadra como empresa sustentável”, disse. 

Licença Ambiental 

Para adquirirem o licenciamento ambiental, Selo Verde e certificado as empresas podem procurar a Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Avenida José de Brito, nº 728 e solicitar o pedido de regularização ambiental. Após montar o processo, equipes de fiscalização irão até o empreendimento e após checarem todos os itens necessários a empresa receberá a certificação. 

Outras ações 

Dentro do Plano Municipal de Preservação Ambiental, a Prefeitura também desenvolve várias outras ações nessa área, dentre elas está a Agenda 21; implantação do Ecoponto, que é um galpão para acondicionar pneus inservíveis, onde são enviados para reciclagem; limpeza na praia do Garimpinho; plantio de mudas em áreas degradadas; palestras educativas em escolas municipais e estaduais; e controle e combate a incêndio.

 

Publicado: Data: 13/07/2017 Autor:Ascom







voltar