.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 19 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Novo maquinário reaproveita asfalto antigo em nova pavimentação

Publicado: Data: 08/11/2013 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A tecnologia foi testada e aprovada na manhã desta sexta, 8, na rua Porto Alegre, no Bairro São João. A via será pavimentada com asfalto usinado

 

Economia de recursos e agilidade nos trabalhos. Estas são as principais características da Recicladora de Asfalto, maquinário que começou a funcionar na manhã desta sexta-feira, 8, na rua Porto Alegre, no bairro São João. O propósito desse equipamento é utilizar o pavimento antigo das ruas sem condições de recuperação para formar a base que receberá o asfalto usinado. “Esta tecnologia significa economia do dinheiro público porque ao invés de adquirirmos o material de base, temos o reaproveitamento. Sem falar da rapidez, já que o material já está na rua que receberá as obras”, explica o prefeito Ronaldo Dimas.

 

O serviço

 

O processo é simples, mas eficaz. A máquina é nivelada e acoplada a um caminhão pipa, que acrescenta água no material que formará a base. Conforme ela avança, o asfalto antigo é triturado e misturado com outro componente e vai formando a base. “Na sequência, um rolo compressor compacta o material várias vezes e garante uma base sólida para receber o asfalto usinado”, completa o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé. As ruas Humberto Campos e 2 de Abril também estão previstas para receber as mesmas obras.

 

Aprovação

 

Há 33 anos morando na Rua Porto Alegre, no Bairro São João, a dona de casa Severina Campelo, de 64 anos, acredita que a melhoria será duradoura. “Desde que me mudei pra cá enfrentamos os problemas dos buracos. Mas agora vendo esse trabalho fico muito agradecida pela Prefeitura olhar para o nosso bairro”, conta.

Para deixar a rua padronizada, os maquinários nivelaram as sarjetas para que a água da chuva possa fluir sem obstáculos e para que as construções não invadam a rua e danifiquem o novo asfalto. “Neste ponto precisaremos muito da ajuda dos moradores. As entradas das garagens deverão ser rebaixadas da calçada para dentro. Não permitiremos rampas na sarjeta porque isso vai prejudicar o pavimento”, lembra Ronaldo.

A costureira Filadélfia Sousa Lima entendeu o recado e apoiou a iniciativa da Prefeitura. “Com certeza este trabalho tem tudo para ser definitivo”, comentou a moradora.

 

Mais colaboração

 

A durabilidade das novas pavimentações e a agilidade dos trabalhos também dependerão da colaboração dos cidadãos. “Não podemos admitir água servida mais. Estamos aplicando tecnologias de ponta na recuperação das ruas, tanto no maquinário quanto no material (asfalto usinado). Precisamos desta ajuda para cuidar da cidade”, alerta Dimas.

Entulhos nas calçadas e lixos colocados fora de hora também serão prejudiciais para a conservação do pavimento, uma vez que poderão ser arrastados pelas águas das chuvas, entupindo bueiros e causando alagamentos. “Os entulhos também emperram os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura porque muitas vezes o pessoal deposita os materiais na rua”, completa Simão.

 Crédito: Leila Mel / Ascom Prefeitura

Publicado: Data: 08/11/2013 Autor:Ascom







voltar