Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC

Palestras buscam mais adesão ao ID Jovem em Araguaína

Publicado: Data: 26/02/2018 Autor: Ascom

Programa garante meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de gratuidade ou descontos no transporte interestadual; desde a implantação, 446 jovens se cadastraram na cidade

Por Flávio Martin - Foto: Leila Mel/Ascom

Desde que foi implantado em Araguaína, em novembro de 2017, o Programa ID Jovem já teve a adesão de 446 pessoas. De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, o Município tem potencial para cadastrar 15.371 jovens. Para incentivar mais jovens a efetuar o cadastro e usufruir dos benefícios proporcionados pelo programa, a Diretoria Municipal da Juventude está realizando palestras em instituições de ensino. Nesta semana, cinco locais receberão a visita da equipe da diretoria.

O Programa ID Jovem é voltado para jovens de 15 a 29 anos e possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto de 50%, no mínimo, no transporte interestadual convencional de passageiros, por ônibus, comboio ferroviário ou embarcação, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Na semana passada, a equipe da Juventude esteve no Centro de Ensino Médio Doutor José Aluísio da Silva Luz, o Colégio Militar, para explicar aos alunos como fazer o cadastro, seus benefícios e quais os critérios de adesão. De acordo com o diretor municipal da Juventude, Raí Hebert Freire Moreira, a intenção é percorrer todas as instituições de ensino que atendam ao público-alvo. “Vamos fazer palestras em todas instituições. Quando terminados, repetiremos o mesmo cronograma”.

A estudante do 2? ano do Ensino Médio Lorrany Sousa, de 17 anos, ficou empolgada com o benefício que desconhecia. “Isso facilita tudo. Eu adoro cinema e teatro. E viajo bem pouco por falta de dinheiro. Agora, vou combinar com as meninas de irmos viajar”.

Colega de turma de Lorrany, Francisco Aquino, de 16 anos, espera realizar o sonho de assistir seu time de coração no basquete, em Brasília. “Seria muito legal ir assistir a um jogo do Novo Basquete Brasil (NBB), principalmente se for o Flamengo. Fica muito caro ir de ônibus, pagar ingresso e hotel. Agora dá para sonhar”.

Como obter o benefício
Para ter a carteirinha da ID Jovem é preciso preencher os requisitos de idade e renda familiar, além de ter o Número de Identificação Social (NIS) e Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.

Quem não tiver o CadÚnico deve procurar a Secretaria Municipal da Assistência Social, munido de seus documentos de identificação para fazer o cadastro.

A partir da realização do CadÚnico, é só acessar o site da Caixa ou baixar o aplicativo no celular e preencher as informações pessoais para gerar a ID Jovem.

Programação de palestras ID Jovem
Dia 27 (terça-feira)
9h – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO);
14h – Colégio Sancha Ferreira;
21h – Colégio Guilherme Dourado.

Dia 28 (quarta-feira)
9h – Colégio Estadual Campos Brasil.

Dia 1º/03 (quinta-feira)
9h e 15h – Colégio Henrique Cirqueira.

A estudante do 2? ano do Ensino Médio Lorrany Sousa, de 17 anos, ficou empolgada com o benefício que desconhecia. “Isso facilita tudo. Eu adoro cinema e teatro."

Publicado: Data: 26/02/2018 Autor:Ascom