.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 23 De Setembro De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 22ºC | Máxima: 36 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Publicado: Data: 30/08/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

No evento, foram discutidas estratégias para melhorar a assistência a crianças e adolescentes, com a finalidade de mudar a realidade dos índices municipais relacionados às políticas jovens

 

Por: Adriana Santana | Foto: Leila Mel

 

O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF - 2017/2020, foi realizado na última quarta-feira, 29, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado à Praça Iguaçu, setor Araguaína Sul 2. A finalidade do evento foi o debate de ideias que devem compor um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas que o município encontra no atendimento a crianças e adolescentes.

Além da participação da comunidade, o evento contou com apresença de gestores do Município, servidores da Assistência Social, Educação e Saúde; e representantes do Conselho Tutelar e Defensoria Pública Estadual (DPE). O Plano de ação, resultado do Fórum, será apresentado à comunidade e sua execução será iniciada até 2020.

Durante o encontro, grupos de estudo foram formados para avaliar e debater um relatório com indicadores de impacto social para o município de Araguaína, como a taxa de abandono escolar no ensino fundamental, percentual de óbitos infantis investigados e a taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas. Os grupos também traçaram metas de trabalho para mudar a realidade local. 

De acordo com o diretor de Políticas Públicas Setoriais e Articulador do Selo UNICEF em Araguaína, Jhenmerson Rodrigues, o Fórum foi a oportunidade que a comunidade teve de sugerir ações que melhorem nossos índices. “Esse momento de discussão é fundamental para a cidade, já que ainda temos muitos números a melhorar e avançar ainda mais nas políticas públicas para crianças e adolescentes. Essa é uma das preocupações do UNICEF: auxiliar diretamente o município no desenvolvimento humano potencializado a participação e o atendimento oferecido a população”, destacou o diretor.

Debate diversificado

A dona de casa Maria da Cruz Ribeiro, 62 anos, participou do Fórum por acreditar que é importante a presença da família nesses assuntos. “Tenho nove netos adolescentes e, sem entendê-los e buscar ajudá-los nas dificuldades, fica difícil garantir um bom futuro. Achei importante todos os assuntos ditos aqui sobre nossas crianças e adolescentes”, disse Dona Maria da Cruz.

A estudante Kallyta Gonçalves, 16 anos, também resolveu contribuir com as discussões por acreditar que a participação do jovem é importante ao se elaborar estratégias para as políticas públicas voltadas a juventude. “ Estou muito contente em participar desse Fórum e ver que nos foi dado a oportunidade de contribuir para mudar a nossa realidade, é o jovem ajudando o outro e isso é maravilhoso”, enfatizou a estudante.

Sobre o Selo UNICEF 

O projeto Selo UNICEF é realizado em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.

Araguaína já foi certificada com o Selo UNICEF 2013/2016, por cumprir uma série de ações que possibilitaram melhorias na vida de crianças e adolescentes desde a adesão à iniciativa, faz parte das metas do município fomentar as políticas públicas para a juventude, incluindo a criação do Núcleo de Cidadania do Adolescente (Nuca), no início deste mês, com jovens de Araguaína e mais 22 municípios da região.

 


Publicado: Data: 30/08/2018 Autor:Ascom







voltar