.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Evasão escolar é tema de capacitação do Selo UNICEF em Araguaína

Publicado: Data: 09/11/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Gestores de 23 municípios da região norte do Tocantins participaram da etapa de formação, onde foram discutidas ações para reverter os índices de abandono escolar

 

 Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Filho Sandes

 

Equipes das Secretarias Municipais da Educação, Saúde e Assistência Social de 23 municípios do Norte do Tocantins participaram ontem, do 3º ciclo de capacitações do Selo UNICEF, realizado no auditório Prefeitura de Araguaína.

A capacitação teve como objetivo discutir estratégias para reduzir o índice de evasão escolar, aumentando a participação direta dos municípios que aderiram ao selo, nos projetos e plataformas utilizadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no combate ao abandono escolar.  

Entre os mecanismos utilizados pelo UNICEF, estão a Busca Ativa e o Portal Indique, plataformas gratuitas para auxiliar os municípios no combate a evasão. “Nossa intenção é facilitar a identificação das crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula e encontrar o melhor caminho para o retorno desses ao ambiente escolar”, disse o oficial do Selo Unicef, Ângelo Carlos Cabral.

Busca Ativa 

A iniciativa Busca Ativa Escolar, liderada pelo UNICEF, oferece uma tecnologia social e uma plataforma gratuita para ajudar estados e municípios no enfrentamento da exclusão escolar. A iniciativa reúne representantes de diferentes áreas da administração municipal – Educação, Saúde, Assistência Social - dentro de um mesmo sistema online de gestão.

Como resultado do 3º ciclo de capacitação foi firmado o compromisso de uma reunião com os secretários de Educação, Saúde e Assistência Social dos 23 municípios da regional norte, incluindo Araguaína, para formalização da adesão as ferramentas digitais da plataforma.

Araguaína no combate à evasão

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) revelam uma média de 3%, até 2015, no número de abandono escolar nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Segundo os números da Secretaria Municipal da Educação, Araguaína está abaixo da média nacional na quantidade de evasão nas escolas, nessa etapa da educação básica.

Em 2017, nas turmas do 1º ao 5º ano, foram matriculados 9.889 estudantes, desse total, foram identificados apenas 7 casos de evasão, o que representa 1% do total de alunos, resultado do trabalho da gestão municipal em parceria com os profissionais da Educação.

A secretaria conta com uma equipe multiprofissional que atua com ações estratégicas para quebrar as barreiras que impedem a frequência do aluno na escola.  Fazem parte da equipe: Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistente Social e Supervisor Pedagógico, que realizam acompanhamento com os alunos matriculados na rede municipal, dando orientações, agendando visitas domiciliares, além do suporte nas escolas do município.

A expectativa é de que os números reduzam ainda mais com a adesão ás plataformas do Unicef.


Publicado: Data: 09/11/2018 Autor:Ascom







voltar