.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 20 De Novembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 31 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Agência de Trânsito inicia projeto de educação na saída das aulas

Publicado: Data: 19/02/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

O objetivo é orientar pais que buscam seus filhos na escola a respeitarem as sinalizações; serão realizadas ações em todas unidades de ensino de Araguaína

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

Buscar os filhos na escola pode se tornar uma disputa por espaço quando os motoristas e pedestres não respeitam a sinalização. As infrações aumentam as chances de acidentes e atrapalham condutores que trafegam pelo local. Para minimizar os riscos e melhorar o fluxo, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) deu início ao Projeto Operação Escola.
 
De acordo com o coordenador de fiscalização da ASTT, Eduardo Barbosa, o trabalho será desenvolvido junto aos pais, alunos e educadores. Realizando ações de fiscalização e educação em todas as instituições de ensino de Araguaína, do infantil ao universitário, particulares e públicas. “As unidades da região central serão as primeiras a receber o projeto e depois levaremos o projeto as escolas mais afastadas”, comentou o coordenador.
 
Nesta segunda-feira, 18, sete escolas foram atendidas, entre elas o Colégio Adventista, no Setor Senador. O vice-diretor da instituição, Henrique Macfadden, 38 anos, explica que a aglomeração na frente da escola acontece porque muitos pais chegam muito cedo para buscar seus filhos. “A fila é inevitável porque muitos querem pegar seus filhos mais cedo, mas nós pedimos para evitar o horário de maior trânsito e agilizamos o embarque chamando os filhos com um microfone”.
 
Para a servidora pública Lilian Fleuri, uma das mães que vão à escola buscar o filho, a maioria dos motoristas atrapalha uma minoria. “Um só veículo mal estacionado acaba travando todo mundo que está atrás. Tem gente que para no meio da rua e fica esperando o filho sair da aula, sem deixar espaço para passar de nenhum lado”.
 
O bom senso e as leis
Segundo o agente de trânsito que coordenou a ação no Colégio Adventista, Tiago Oliveira, o maior problema enfrentado no momento da saída das aulas é a fila dupla.
 
“A orientação da ASTT é de que o condutor estacione nas proximidades e vá a pé até o portão buscar o filho. Nunca pare em fila dupla ou estacione em local proibido, como na garagem dos moradores e em cima das calçadas”, alertou.
 
Próximas ações
Segundo a Agência de Trânsito, o cronograma do projeto é elaborado diariamente, levando em conta a distribuição do efetivo em dias de blitz. Nesta terça-feira, 19, oito ações foram programadas em vários horários. Confira a agenda abaixo:
 
10h às 11h – Colégio Santa Cruz (Rua Santa Cruz);
10h45 às 11h45 – Colégio Objetivo (Rua Santa Cruz);
16h30 às 17h45 – Colégio Estadual Jorge Amado (Cruzamento das Ruas Ademar Vicente Ferreira e Mandaraí);
16h30 às 17h30 – Colégio José Alves de Assis (Avenida José de Brito);
16h30 às 17h45 – Colégio Santa Cruz (Rua Santa Cruz);
16h35 às 17h50 – Colégio Adventista (Rua Ipameri);
18h20 às 19h20 – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC (Avenida Filadélfia); 
18h30 às 19h20 – Universidade Norte do Paraná – Unopar (Avenida Santos Dumont).

Publicado: Data: 19/02/2019 Autor:Ascom







voltar