.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 23 De Julho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Cadastro do ID Jovem cresce 722% no ano passado em Araguaína

Publicado: Data: 21/03/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Programa dá acesso a meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto de 50% no transporte público interestadual

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

O Programa Identidade Jovem (ID Jovem) começou a ser divulgado pela Prefeitura de Araguaína em novembro de 2017, quando o Município já registrava 446 jovens cadastrados. Em pouco menos de um ano, o número de inscrições cresceu 722%. Segundo a última divulgação de dados da Secretaria Nacional da Juventude, haviam 3.668 pessoas beneficiadas em setembro de 2018.
 
O estudante Elton Reis, 26, utiliza o programa desde seu lançamento, em 2016. Ele conta que já realizou mais de 200 viagens. “Eu sou de Parauapebas, no Pará. Como é aqui pertinho, sempre que tem um feriado eu vou para casa. Mas eu já usei para muitos outros fins. Já viajei de férias e até fui prestar concurso”.
 
O Programa ID Jovem é voltado para jovens de 15 a 29 anos. O cadastro possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto de 50%, no mínimo no transporte interestadual. As vagas são para ônibus, comboio ferroviário ou embarcação, conforme disposto no Decreto nº 8.537/2015.
 
Se tratando das regiões Norte e Nordeste, a utilização de transporte ferroviário ou fluvial é uma realidade. “A Estrada de Ferro Carajás vai de Parauapebas até São Luís, no Maranhão. E a Vale tem um vagão de passageiro que é gratuito com o ID Jovem. Também já usei o programa para ir de navio de Belém, no Pará, para Manaus, no Amazonas”, conta Elton.
 
Como obter o benefício
Para ter a carteirinha da ID Jovem é preciso preencher os requisitos de idade e renda familiar, além de ter o Número de Identificação Social (NIS) e Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.
 
Quem não tiver o CadÚnico deve procurar a Secretaria Municipal da Assistência Social, munido de seus documentos de identificação para fazer o cadastro. A partir da realização do CadÚnico, é só acessar o site da Caixa ou baixar o aplicativo no celular e preencher as informações pessoais para gerar a ID Jovem.
 
Fiscalização
De acordo com o presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fábio Astolfi, todas as empresas de transporte atuando no Terminal Rodoviário da cidade já foram notificadas para que que cumpram a concessão do benefício das passagens. Havendo qualquer desrespeito às normas, é importante que a agência seja informada pelo telefone 3412-7535 ou na sede da ASTT, localizada à Rua Goianésia, nº 265, no Setor Urbanístico.

Publicado: Data: 21/03/2019 Autor:Ascom







voltar