.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 18 De Outubro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 24ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Simulação de acidente alerta comunidade sobre os cuidados no trânsito

Publicado: Data: 23/05/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Ação chamou atenção de centenas de pessoas que trafegavam pelo Centro da cidade na tarde da última quarta-feira. Campanha Maio Amarelo segue até o dia 30

Por Mara Santos | Foto: Marcos Sandes 

Um acidente envolvendo dois carros chamou a atenção de quem passava pela Avenida Cônego João Lima, no centro de Araguaína, no final da tarde de ontem, 22. As vítimas, nove ocupantes dos dois veículos e quatro pedestres gravemente feridos, ajudaram a mostrar as consequências da imprudência no trânsito.

Enquanto as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros executavam os procedimentos de atendimento às vítimas, a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU/SAMU), Áurea Aldenes, repassava orientações sobre as regras de segurança. Entre as orientações estavam o uso do cinto de segurança, o respeito ao pedestre e aos limites de velocidade e a atenção enquanto dirige, evitando sobretudo o uso do celular.

Dessa vez, toda a cena foi só uma simulação da Campanha Maio Amarelo, mas o trânsito araguainense registra acidentes diariamente. Em sua maioria, situações que poderiam ser evitadas, se todos tomassem os cuidados preventivos básicos. “Hoje foi simulação, mas é algo que pode acontecer com qualquer um de nós, se não tivermos consciência da nossa responsabilidade para um trânsito seguro”, ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito da ASTT, Claudiel Santos.

A dona de casa Albina Silva, da cidade paraense de Floresta do Araguaia, passava pela avenida e parou para ver e registrar a ação com o celular. “Achei muito interessante e educativo. Seria muito bom se todas as cidades tivessem ações assim”.

Profissionais qualificados

Para garantir a qualidade do atendimento às vítimas, os profissionais do SAMU passam por constante aperfeiçoamento. Nos últimos dia 4 e 22, toda a equipe participou de uma capacitação teórica que finalizou com a simulação de acidente com múltiplas vítimas.

Entre os dias 7 e 9, foi a vez dos enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham com as Motolâncias participarem do Curso de Pilotagem Rápida e Defensiva, ministrado pela Força Tática Moto, da Polícia Militar (PM).

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e sensibilização por um trânsito seguro. A ação em Araguaína é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT e parceiros: Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192); além de instituições, empresas e entidades.

Programação 

Dia 23 (quinta-feira)

18h30 - Palestra educativa (Empresa Tô no Lucro).

 
Dia 27 (segunda-feira)

19h - Palestra educativa para mototaxistas (Cooperativa de Mototaxistas, Bairro São João).
 
Dia 30 (quinta-feira)

7h – Encerramento do Maio Amarelo com blitz educativa (Avenida Filadélfia, próximo ao Quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Publicado: Data: 23/05/2019 Autor:Ascom







voltar