.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Com recursos federais e municipais, CEI é inaugurada no Araguaína Sul 2

Publicado: Data: 13/06/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Nova creche do bairro atenderá 300 crianças do berçário ao maternal I e II em período integral.

 

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 12 de junho, o Centro de Educação Infantil Professora Edília Moraes Soares. A solenidade contou com a presença do prefeito Ronaldo Dimas e demais autoridades municipais. O pátio da unidade ficou lotado pelos pais e crianças da comunidade que prestigiaram o evento e marca o início do ano letivo na creche-escola pró-infância. A obra foi erguida com recursos na ordem de 1 milhão e 800 mil reais garantidos através de um convênio entre prefeitura e governo federal e atenderá cerca de 300 crianças.

Durante a inauguração, familiares da homenageada que batiza o nome da instituição de ensino estiveram presentes e filhos e netos emocionaram-se. Ercília Maria Moraes Soares, oficial do Cartório de Registro de Imóveis da cidade e filha da professora que emprestou o nome à escola. “Essa homenagem é uma honra para nossa família e sabemos que hoje, ela está colhendo o que plantou” disse.

No dia do jogo do Brasil, o hino nacional foi cantado pelo público, algumas partes sem o acompanhamento musical. Em seguida, aconteceram os pronunciamentos. Para o secretário de Educação, Jocirley de Oliveira, a construção dos equipamentos públicos educacionais demonstram a importância e o valor do conhecimento, ensino e aprendizagem às crianças de nossa cidade para que elas tenham uma educação de qualidade, com base no planejamento estratégico da secretaria.

Benefícios

Durante sua fala, Ronaldo Dimas destacou que outras três novas creches com o mesmo padrão serão finalizadas e entregues para a população de Araguaína, representando melhorias tanto para os alunos, como para os educadores. “Ao todo são 19 obras para Educação, com recursos já garantidos”, disse o prefeito, acrescentando que é uma responsabilidade dessa gestão formar bons cidadãos.

É isso que espera a dona de Marta da Silva. Ela é mãe do pequeno Miguel Artur, que vai fazer parte da turma do berçário na unidade. “Ele vai aprender e se desenvolver mais, pois o convívio com outras crianças da mesma idade que ele vai proporcionar isso” disse ansiosa e admirada com a infraestrutura. “A localização da creche também muito boa”, finalizou ela.

Obras

Ainda segundo o prefeito, o setor Araguaína Sul 2 será beneficiado com muitas obras nos próximo dias. De acordo com Dimas, no bairro será construída uma Academia de Saúde voltada para membros da Terceira Idade. Na comunidade deve ser erguido também um Centros de Atenção Psicossocial  (CAPs) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Todos os equipamentos públicos serão construídos na Praça Iguaçu. O prefeito também falou na recuperação e pavimentação de ruas nos setores próximos, como o Tereza Hilário Ribeiro, Ana Maria, Morada do Sol, Raizal, parte do Bairro São João, como também no Araguaína Sul 2, em um trecho que vai do Tereza Hilário até a Avenida Amazonas.

O prefeito aproveitou a oportunidade para informar a população, que na noite desta quarta, 11, foi assinado o contrato com a Caixa irá garantir a construção da Via Lago, e que as futuras instalações do Paço Municipal serão naquele setor. “O desenvolvimento da região vai passar por aqui” disse.

Logo depois, o público acompanhou as autoridades no descerramento da placa, no hall de entrada da unidade. “A creche é um benefício muito importante para a população, principalmente para aquela dos bairros mais distantes, que utilizam o transporte público para chegar no trabalho e tem dificuldades em deixar as crianças. Sem falar, que as crianças que iniciam seus estudos nas creches, chegam no primeiro ano quase que lendo e escrevendo. Como prefeito, eu falo que é muito bom poder ajudar as famílias e melhorar a vida do cidadão araguainense” lembrou o prefeito.

Escola

A nova escola, que se enquadra no novo padrão de qualidade adotado por essa gestão, terá salas e berçários com ar-condicionado, áreas para recreação e banho, parquinho, refeitório, banheiros adaptadas para crianças com deficiências ou usuários de equipamentos ortopédicos, parquinho, cozinha industrial, acervo literário-tecnológico e brinquedoteca. O CEI Professora Edília Moraes Soares tem capacidade para atender 300 crianças com idade entre 6 meses e 3 anos. A unidade educacional ofertará vagas no berçário e maternal 1 e 2, em período integral. Para a diretora da unidade, Neirian Fonseca, o trabalho desenvolvido no CEI será de muita responsabilidade. “Nossa equipe está fundamentada em dois princípios, cuidar e educar” justificou ela.

Homenageada

Dona Edília saiu de Filadélfia e chegou no antigo povoado lontra em abril de 1958, onde atuou como professora da Educação Básica no antigo Colégio Dr. José Feliciano Ferreira. Três anos depois, passou no concurso do cartório e fundou o 1º Ofício de Notas e Registros de Imóveis de Araguaína, tornando-se tabeliã registradora. Casada com José de Brito Soares, teve oito filhos, que lhe proporcionaram muitos netos. No dia 04 de Fevereiro deste ano, Professora Edília, como era popularmente conhecida, nos deixou aos 56 anos de idade. Dedicada professora, atenciosa tabeliã e exemplar esposa e mãe eram alguns dos seus adjetivos mais relevantes.




Fotos/Créditos: Joselita Matos

Publicado: Data: 13/06/2014 Autor:Ascom







voltar