Terça-feira, 10 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Chove rapido durante o dia e a noite. | Mínima: 21ºC | Máxima: 30 ºC

Araguaína realiza o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado

Publicado: Data: 23/06/2014 Autor: Ascom

O evento fará um levantamento do diagnóstico de Araguaína e um Plano de Ação Municipal deve ser executado para proteger a população de zero a 17 anos de idade.

A Prefeitura de Araguaína aderiu ao Selo Unicef Município Aprovado. A partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado nesta quarta-feira, 25, no Auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), das 08 às 14 horas. O evento tem o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade e foi articulado pelas Secretarias Municipais de Educação, Trabalho e Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bem como demais entidades envolvidas.

O município concorre a edição 2013/2016 do selo e deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento dos gestores nas esferas federais, estaduais e municipais, empresas privadas e sociedade civil organizada.

Após o Fórum, será elaborado um diagnóstico com informações que subsidiarão a criação de um Plano de Ação Municipal a ser executado pela Comissão Intersetorial. O segundo Fórum deve acontecer em 2016. Até lá, o desempenho dos equipamentos públicos voltados para criança e adolescentes dentro do município deve estar quite, somente depois, o Unicef reconhece o município como aprovado com o selo. O objetivo é reduzir casos cada vez mais comuns na população de zero a 17 anos, como a gravidez na adolescência, o envolvimento de jovens no mundo do crime e das drogas e a mortalidade infantil.

Selo UNICEF

Os Fóruns Selo Unicef - Município Aprovado são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios que compreendem a Amazônia Legal. Os trabalhos serão coordenados pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Publicado: Data: 23/06/2014 Autor:Ascom