.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 19 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Município desenvolverá ações para conquista do Selo Unicef em 2016

Publicado: Data: 25/06/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A partir da adesão ao Selo, a Prefeitura, juntamente com outras entidades e conselhos, devem promover ações que vão fortalecer e garantir os direitos da criança e do adolescente em Araguaína.

 

Araguaína terá dois anos para implementar ações que vão fortalecer e garantir os direitos da criança e do adolescentes e, assim, conquistar o Selo Unicef Município Aprovado. O Município aderiu ao Selo da entidade e realizou na manhã desta quarta-feira, dia 25, no auditório do Itpac, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado, para elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente na cidade.

Participaram do evento, o secretário municipal de Educação, Jocirley Oliveira; o articulador do Selo Unicef em Araguaína, Railon Borges; a diretora de Proteção Social Especial, Núbia Costa Marinho; a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Abinair Alves dos Reis Vieira; o promotor da Infância e Juventude, Sidney Fiori Júnior, e representando as crianças e adolescentes, Túlio Santos Bezerra do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Polivalente. Além de representantes de entidades governamentais e não governamentais ligados à proteção da criança e do adolescente.

O secretário de Educação de Araguaína, Jocirley Oliveira, comentou sobre o objetivo do Município aderir ao Selo Unicef. “Nós aderimos ao Selo Unicef, porque nós acreditamos que vamos consegui-lo. As ações que são inerentes a garantia dos direitos da criança e do adolescente, todas elas já são desenvolvidas pelo Município”, comentou Oliveira.

Ainda segundo o secretário, mais ações serão realizadas no município araguainense, em conjunto com as secretarias de Saúde e Ação Social, bem como outras entidades ligadas à proteção das crianças e adolescentes. “As secretarias de Educação, Saúde e Ação Social vão desenvolver ações em conjunto com entidades e conselhos representativos da criança e do adolescente, inclusive segurança pública. Um trabalho conjunto que todos devem abraçar esta causa. É preciso que todos abracem esta causa”, afirmou.

O secretário também explicou que após a conquista do Selo Unicef Município Aprovado, abre-se um leque muito grande ao Município, principalmente em relação a financiamentos de recursos internacionais. “Isto para o Município é importante, porque, hoje, o maio problema de todos os municípios do país é o financiamento. Financiamento para uma escola melhor, para implementar uma cultura, um lazer para criança, ou seja, com o Selo vamos ter esta garantia de ir buscar”, informou Oliveira. “O Selo na verdade nos dá a oportunidade de buscar financiamento para melhorar as ações que são voltadas para a criança e ao adolescente no município”, ressaltou o secretário de Educação.

Primeiras ações

Para o articulador do Selo Unicef em Araguaína, Railon Borges, neste primeiro momento será feito um diagnóstico da situação das crianças e dos adolescentes de Araguaína e a partir disso fazer um plano de ação que será desenvolvido durante dois anos, encerrando em junho de 2016. “Essas ações serão desenvolvidas no decorrer desse tempo, sendo feito acompanhamento pelo Unicef, do Município que está fazendo as ações, e a partir do final desse período nós seremos certificados ou não”, explicou. 

De acordo com Borges, Araguaína em momentos anteriores já tinha feito esta adesão. “Só que no decorrer do tempo foi abandonado ou não pode dar prosseguimento as atividades. Mas agora a gente tem toda a disponibilidade e ânimo para ir até o final, e alcançar esse Selo”, ressaltou o articulador do Selo Unicef.

MPE

O promotor Sidney Fiori Júnior destacou a importância desta adesão do Município ao Selo Unicef, principalmente em relação às ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Acreditamos que com um bom diagnóstico, os planos de ação terão orientações adequadas para que possam realmente melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes”, declarou. “Com o selo Unicef é possível a captação de recursos federais junto à União. É um selo que credencia o Município de Araguaína a fazer esta captação, firmar parcerias, convênios, conseguir recursos públicos da União”, finalizou o promotor.

 

Crédito/Fotos: Leila Mel

Publicado: Data: 25/06/2014 Autor:Ascom







voltar