.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 19 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Caminhada marca Dia Internacional da Pessoa com Deficiência nesta quarta

Publicado: Data: 02/12/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

O evento faz parte das ações de conscientização da população sobre a importância da acessibilidade

 

Para lembrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, acontecerá nesta quarta-feira, 3, em Araguaína, uma caminhada com o tema “Acessibilidade, Direito de Todos”. O evento, que tem a parceria da Prefeitura de Araguaína, por meio das secretarias do Trabalho e Ação Social e da Educação, faz parte das ações da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

 

A concentração da caminhada será na Praça do Galo, na Avenida Cônego João Lima, Entroncamento, a partir das 7h30. Sendo que às 8 horas, os participantes descem a Cônego até a Praça das Bandeiras.

 

A caminhada é organizada pela Associação da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal do Deficiente Físico, com outras entidades. Atualmente, Araguaína possui 36.361 deficientes.

 

Semana da Pessoa com Deficiência

Até o dia 5 de dezembro, serão realizadas mesas redondas, palestras, visitas solidárias, entrega de doações e oficinas, no Senai-Araguaína, por meio do Grupo de Apoio Local (GAL) do Programa de Ações Inclusivas (PSAI).

 

A semana conta com a parceria das seguintes entidades: Associação da Pessoa com Deficiência de Araguaína (ADA), Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE),  Associação Negra Cor (ANCA), Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, Casa de Apoio "Cor de Rosa", Casa de Apoio Ana, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Diretoria Regional de Ensino - Ensino Especial e Diversidade (DREA), Escola Estadual Modelo - Núcleo de Recursos Multifuncionais, Secretaria do Trabalho e Ação Social/ Diretoria Formação e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação (SEMED)/Divisão de Ensino Especial, Serviço Nacional de Emprego(SINE)/SINE Especial, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Núcleo de LIBRAS  e Universidade da Maturidade (UMA).

 

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 3 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

 

Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida. Nesse último caso, a violência e acidentes são fatores bastante relacionados com o aumento do número de deficientes físicos a cada ano.

 

Programação 

2/12
16h – Mesa Redonda com membros do GAL e autoridades locais.  Tema: Valorização da Identidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no Mercado de Trabalho;

3/12 
8h – Caminhada Motivada pela Associação da Pessoa com Deficiência e instituições parceiras (Saída da Praça do Galo e encerramento na Praça das Bandeiras) Tema: Acessibilidade, Direito de Todos;

4/12
14h às 17h30– Entrega de doações e confraternização na Casa do Idoso do Bairro São João;

5/12 
8h às 12h e 14h às 18h – Encerramento da programação com oficinas no SENAI Araguaína. Tema: Conhecendo as diferenças, aprendendo a respeitar e incluir.

Publicado: Data: 02/12/2014 Autor:Ascom







voltar