Para a pequena Débora Marques, oito anos, esta semana será muito especial. Isso porque, na quarta-feira, 28, ela inicia as aulas de Balé, que é oferecido gratuitamente na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Setor Araguaína Sul 2, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer do município.
A mãe e merendeira Zoraide Marques, de 44 anos, conta que a filha sempre quis fazer a dança e que, quando soube que as aulas seriam realizadas perto de casa, correu para garantir a vaga. “Débora sempre foi apaixonada pelo balé e desde muito pequena ficava assistindo vídeos pela internet para aprender os passos. Ela está contando os dias para começar”, disse Zoraide.
Vidas transformadas com o projeto
Foram nas aulas de karatê e de violão que a cabeleireira e moradora do Setor Araguaína Sul, Neide Gomes, de 38 anos, notou as primeiras mudanças no comportamento dos filhos, Talia, de 11 anos, e Tauan, de oito. Os benefícios foram tão positivos que Neide matriculou os filhos novamente no projeto, desta vez nas aulas de futsal.
“Depois que eles começaram a participar das aulas, o comportamento só melhorou. Agora não ficam tanto no celular e prestam mais atenção na escola e em casa. Enquanto tiver vaga, eles vão frequentar, porque essas atividades transformam a vida dos nossos filhos”, disse.
Início das aulas
Para dar as boas-vindas aos alunos e familiares, a Prefeitura de Araguaína promoveu uma solenidade de abertura oficial das aulas, no último dia 26, que contou com a presença de autoridades, moradores e alunos.
O secretário Edson Gallo destacou a importância de manter as atividades e o envolvimento da população. “É muito gratificante saber que iniciamos as aulas com mais de 180 alunos cadastrados e que ainda tem vaga para muito mais. São vários cursos de diversas modalidades que têm o intuito de fortalecer o aprendizado e contribuir com o bem-estar de toda a comunidade, principalmente as crianças e adolescentes”.
Durante o evento, a coordenadora das atividades da Praça CEU, Glayciane Lira, falou sobre o objetivo do projeto que, desde 2021, já transformou a vida de mais de 500 alunos. “Estar aqui hoje é um misto de gratidão e a certeza de um compromisso firmado com o futuro cultural e artístico das nossas crianças e adolescentes”, expressou.
Cursos oferecidos
As aulas de Balé e o curso de Atendimento ao Cliente são as novidades deste ano e serão oferecidos pela primeira vez dentro do projeto. Além disso, ainda há vagas para o Futsal, Violão e Funcional.
Os cursos da Praça CEU são gratuitos e direcionados para adultos e crianças matriculadas do 1º ao 4º ano da rede pública de ensino. Os interessados devem procurar a sede administrativa da Praça CEU, localizada na Avenida Tietê, no Setor Araguaína Sul 2, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
É necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As matrículas para o segundo semestre estarão abertas a partir do dia 10 de julho. A idade mínima para se matricular é a partir de quatro anos, com exceção do curso de Atendimento ao Cliente, que deve ser a partir de 14 anos, e do Funcional, que exige a idade mínima de 15 anos. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas no telefone (63) 99292-0028.
(Por Carine Flores | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
“Depois que eles começaram a participar das aulas, o comportamento só melhorou. Agora não ficam tanto no celular e prestam mais atenção na escola e em casa. Enquanto tiver vaga, eles vão frequentar”, disse a cabeleireira Neide Gomes.
“São vários cursos de diversas modalidades que têm o intuito de fortalecer o aprendizado e contribuir com o bem-estar de toda a comunidade, principalmente as crianças e adolescentes”, ressaltou o secretário Edson Gallo
“Estar aqui hoje é um misto de gratidão e a certeza de um compromisso firmado com o futuro cultural e artístico das nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora, Glayciane Lira.
A abertura oficial das aulas foi realizada no último dia 26 e contou com apresentações e a presença da comunidade