.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Ações de saúde beneficiam comunidades durante ‘Prefeitura nos Bairros’

Publicado: Data: 05/05/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Entre as ações estão aquelas relacionadas aos cuidados com a boca, a saúde em geral e aquelas voltadas à população canina

Durante toda esta semana, dezenas de ações de saúde serão realizadas na Escola Municipal Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína. Entre as ações estão aferição de pressão, realização de teste do pezinho, exames de prevenção do câncer, orientações sobre higiene bucal, vacinação contra o HPV e Influenza, atualizações dos cadastros do cartão SUS, Bolsa Família e cartão de vacina, além da distribuição de coleiras contra o calazar e coleta de sangue de animais seguida de orientações e distribuição de vermífugos.

O Programa Prefeitura nos Bairros acontece até sábado, dia 9, das 8h às 18h, oferecendo mais de 60 ações, serviços e cursos de interesse público, contando com mais de 10 parceiros. As ações contemplem moradores de seis bairros da cidade: Nova Araguaína, Vila Azul, Xixebal, Monte Sinai, Ponte e Bairro de Fátima.  

CCZ

Nesses dias, uma equipe do CCZ estará na escola vacinando os cães contra a raiva, fazendo a distribuição de coleiras contra o calazar e está coletando sangue para realizar exames de leishmaniose nos animais. Além disso, o CCZ disponibilizou gatos para adoção, vermífugo para cães e orientações veterinárias. Durante todo o mês de maio, também, agentes de combate a endemias intensificam as ações nas comunidades da área de abrangência do programa.

Gean Cerqueira aproveitou para receber todos os benefícios. “Eu quero prevenir minha cadela ‘Malu’ contra a raiva e calazar”, disse, feliz, o estudante, assegurando que iria visitar todos os estandes. A cadela do comerciante Antônio Rodrigues já estava encoleirada e vacinada. Segundo ele, a cachorra ‘Boneca’ é sempre bem cuidada.

“Me preocupo mais com a cadela que talvez até comigo mesmo. Vou economizar, pois aqui a vacina é de graça e antes eu pagava 50 reais na vacina”, disse Rodrigues, afirmando que nesta quarta vai aproveitar para retirar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O Cartão SUS é necessário para qualquer procedimento na rede pública de saúde.

Mais ações

Nesta terça e quarta-feira, a Secretaria da Saúde disponibiliza uma série de serviços para as comunidades da região sul da cidade. Entre os quais estão a atualização e cadastro do cartão do SUS, atualização e acompanhamento do Bolsa Família e do Cartão de Vacina, bem como a aferição de Pressão Arterial e realização de Teste do Pezinho, exame de Papanicolau e exame clínico das mamas. Prevenção do câncer de boca, palestras, distribuição de preservativos, orientações sobre higiene bucal e vacinação contra o HPV e Influenza também estão sendo realizados na quadra da Escola.

Além disso, as equipes realizam escovação bucal supervisionada, distribuição de escovas e aplicação de flúor. Com 11 anos de idade, o estudante Mateus Silva, morador do setor Nova Araguaína, aprendeu a forma correta de escovar os dentes. “Temos que escovar língua e os dentes devem ser circulando escova. Depois que terminar a escovação, precisamos lavar a escova e a boca, por que senão fica suja”, lembrou ele.

Desde as 13h, a comunidade também conta com os serviços do Odontomóvel, para a realização dos exames de câncer de boca e consultas odontológicas na unidade. Na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Araguaína também intensificou os exames para saúde da mulher, como o de prevenção contra o câncer de colo uterino.

Jeová Rodrigues buscou atendimento no estande da saúde para atualização do Cartão de Vacinação de quatro filhos. O pintor, que mora no Nova Araguaína com a família, também atualizou o cadastro de casas junto à Habitação. “Pra mim, o ‘Prefeitura nos Bairros’ foi uma oportunidade de atualizar o cartão de vacinação das crianças para que elas fiquem livres de doenças no futuro. Sem falar que aqui é tudo mais fácil e está perto de casa”, disse.

Um grupo de 10 alunos do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal do Tocantins auxiliaram nos atendimentos da saúde. Os agentes comunitários de saúde também intensificaram as visitas nas localidades da região dos seis bairros atendidos pelo Programa ‘Prefeitura nos Bairros’. 

Publicado: Data: 05/05/2015 Autor:Ascom







voltar