.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína é único município no Tocantins que faz Teste do Suor

Publicado: Data: 16/06/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Exame serve para auxiliar no diagnóstico da fibrose cística em crianças que podem ter essa doença

O Município de Araguaína é referência na área da saúde, por ter toda uma estrutura e várias especialidades médicas que atende a população de uma região que abrange o norte do Tocantins, bem como o sul do Pará e Maranhão. Mais uma vez se destaca: o Município é o único no Tocantins que faz o Teste do Suor, exame que serve para auxiliar no diagnóstico da fibrose cística em crianças que podem ter essa doença.

O Teste do Suor foi implantado em Araguaína em outubro do ano passado, sendo feito, por enquanto, somente na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, por meio do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Tocantins (SRTN). Até o início de junho, foram realizados 142 testes. O Teste do Suor abrange todo o Estado.

O teste permanece como padrão ouro para confirmação do diagnóstico de fibrose cística. Realizado com técnica adequada, ele faz o diagnóstico desta doença em 98% dos casos. São necessários dois testes alterados (duas amostras) para confirmar a doença.

Procedimento

Toda criança que fizer o Exame do Pezinho com mais de 30 dias de nascida, realizará a coleta normal do bebê no pezinho e será convidada a realizar, por agendamento, o Teste do Suor. O Teste é um complemento do Exame do Pezinho para a doença fibrose cística. Também serão convocadas para fazer o Teste do Suor as crianças que apresentaram alguma alteração no resultado para esta doença.

O procedimento para fazer o Teste se dá por meio da estimulação da área para coleta do suor (braço e antebraço da criança), através de um estímulo elétrico indolor com um tipo de gel específico para fazer esse teste. Após este procedimento é feita a coleta do suor na área estimulada e realizado a dosagem do suor em um condutivímetro.  Caso o teste dê positivo a criança é encaminhada para a consulta e acompanhamento médico.

O SRTN – Serviço de Referência em Triagem Neonatal tem uma equipe multidisciplinar composta por: médicos, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais.  

Fibrose cística 

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho. Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo. 

Os sinais e sintomas de fibrose cística variam de acordo com a idade do paciente. Em recém-nascidos, é possível observar:entupimento do intestino, dificuldade para ganhar peso, tosse com secreção e desidratação sem motivo aparente.

Histórico familiar é o principal fator de risco para fibrose cística, já que a doença é hereditária. Ela também é mais comum em pessoas caucasianas (brancas), principalmente descendentes de europeus.

Serviço
O SRTN fica na APAE-Rua F, esq. C/ Av. Tocantins, nº 95- Setor Rodoviário.
Telefones para contato: (63) 3413-1160 / (63) 3413-2333.

Publicado: Data: 16/06/2015 Autor:Ascom







voltar