.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 14 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 18ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Programa de doação de calcário está em fase final em Araguaína

Publicado: Data: 30/06/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Programa vai beneficiar 301 pequenos agricultores familiares de Araguaína e região

A Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, está em fase de conclusão do Programa de Distribuição de Calcário e Análise de Solo para agricultores familiares. O calendário das atividades do programa está adiantado. Das cinco etapas, a Prefeitura está na penúltima fase. Ao todo foram cadastrados 301 pequenos agricultores de assentamentos e comunidades rurais, que vão receber seis toneladas de calcário cada.

Etapas

As cinco etapas que compõem o programa são: chamamento público para cadastro das comunidades beneficiadas, capacitação dos beneficiários para a coleta do solo degradado, coleta do solo para análise, análise do solo e distribuição do calcário.

O programa já está na análise do solo, que deve terminar no final de julho. Para a última etapa, a previsão é que seja concluída em setembro, época em que os pequenos agricultores familiares começam a preparar a terra para o plantio.

Distribuição

Para facilitar a entrega e distribuição do produto, a Prefeitura dividiu os beneficiários em quatro grupos ou zonas rurais:

 Grupo 1 - PAs Manoel Alves, Paraíso e Rio Preto;

Grupo 2 - Brejão, Água Amarela, Gurguéia, Pilões, Ribeirão dos Porcos;

Grupo 3 - Mirindiba, Projeto Alegre, NPA  1 (Daiara);

Grupo 4 - Caju Manso, Assentamento Chaparral, Coruja, Sucupira, Araguaminas.

Ao todo, o Município vai disponibilizar para o projeto três tratores, uma grade aradeira, duas esparramadeiras, nove caminhões e duaspatrols para serviços de melhorias das estradas que dão acesso às comunidades rurais.

Nesta terça-feira, 30, uma equipe da Prefeitura seguirá para o PA Manoel Alves para fazer coleta de solo de oito famílias restantes das 56 existentes na localidade. A equipe é formada por zootecnista, assistente social e administrador, todos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Programa 

O Programa de Distribuição de Calcário é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Araguaína e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo do programa é a recuperação de solos degradados destinados à agricultura e com isso dobrar a produção nessas propriedades. 

 O programa também vai incentivar a utilização de calcário para a produção de alimentos na Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais do Município de Araguaína.

Publicado: Data: 30/06/2015 Autor:Ascom







voltar