Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Araguaína participa de pesquisa de vacina contra a dengue

Publicado: Data: 16/09/2015 Autor: Ascom

Laboratório da cidade é um dos parceiros para fazer a coleta de amostra de mais de mil voluntários e tem apoio da Prefeitura

Por Joselita Matos

Para viabilizar uma pesquisa para determinar uma melhor estratégia de introdução de uma vacina contra a dengue no Brasil, a Prefeitura de Araguaína está apoiando o Laboratório Analysis, convidado a participar da pesquisa. O Município disponibilizou espaço para a coleta de exame em oito unidades básicas de saúde (UBS). O objetivo é auxiliar na captação de pacientes para coleta voluntária de sangue até o final de setembro.

O Laboratório Analysis recebeu o convite do Laboratório Hermes Pardini, situado em Minas Gerais, que buscou parceiros para ajudar na pesquisa com o objetivo de fazer a dosagem dos anticorpos mais prevalentes na população. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), através de convênio firmado com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), está à frente da pesquisa, que tem o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização.

Voluntários

De acordo com a coordenadora da Garantia da Qualidade do laboratório de Araguaína, Cláudia Salazar, nesse primeiro momento será feita a busca de amostra. Para o município araguainense, a quantidade de amostras foi definida em 1.022, sendo que os voluntários terão que ter a faixa etária entre 1 e 20 anos; e todos já devem ter tido dengue. Serão coletados 3 ml de sangue de cada voluntário.

“O voluntário ou o seu representante legal vai assinar o termo de consentimento, onde terá as informações pessoais dele, e também têm as orientações sobre a pesquisa, os procedimentos; aceitando as condições do estudo”, explicou Cláudia.

Pesquisa

A possibilidade de se utilizar uma vacina no futuro poderá ajudar no controle da dengue. O estudo está sendo coordenado pelo Prof. Marccelo N. Burattini, da UNIFESP/EPM, através de convênio firmado com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

De acordo com a coordenação da pesquisa, é necessária a coleta de amostras em voluntários de diferentes faixas etárias para estudo e conhecimento prévio da infecção pelo vírus da doença. Para que a pesquisa se desenvolva com sucesso, a coordenação pede o apoio da população a essa iniciativa tão relevante para a saúde pública do país.

Relação das UBS onde serão feitas as coletas de exames:

UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira

UBS Nova Araguaína, Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína

UBS Araguaína Sul, Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº, Setor Araguaína Sul

UBS Couto Magalhães, Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães

UBS Bairro de Fátima, Rua Padre Anchieta,  s/nº, Bairro de Fátima

UBS Albeny Soares de Paula, Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães

UBS Avany Galdino da Silva, Av. São Francisco, esquina com a Rua Guaíba, Setor Araguaína Sul

UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, Rua dos Macucos, Setor Maracanã

Publicado: Data: 16/09/2015 Autor:Ascom