.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 11 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Dia D da campanha de prevenção contra hepatites virais será nesta quinta-feira

Publicado: Data: 16/09/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Serão realizados testes rápidos de hepatite C, HIV e sífilis, no CTA/HDT e unidades básicas de saúde Dr. Francisco e Vila Couto

Por Joselita Matos

Incentivar as pessoas ao diagnóstico e ao tratamento rápido. Este é o principal objetivo da campanha de prevenção contra hepatites virais, promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Superintendência de Vigilância em Saúde. A campanha começou na última segunda-feira, 14, e segue até esta sexta-feira, 18.

Nesta quinta-feira, será realizado o Dia “D” da campanha, com a realização de testes rápidos de hepatite C, HIV e sífilis, nos seguintes locais: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/HDT), UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e UBS Vila Couto Magalhães.

Até às 11 horas desta quarta-feira, será realizada uma blitz na Polícia Rodoviária Federal, direcionada aos caminhoneiros. Serão repassados os sinais e sintomas das hepatites, além de sensibilizar e mobilizar na prevenção e controle da doença, fortalecendo as atividades de vacinação em áreas ou grupos de maior risco.

Ainda dentro da programação, serão realizadas atividades educativas nas unidades básicas de saúde (UBS), hospitais, escolas; palestras com distribuição de preservativos nas empresas. Nesta terça-feira, 15, profissionais da Vigilância Epidemiológica promoveam uma palestra em um supermercado da cidade.

O responsável pelo programa de hepatites virais no Município, Idvano Veloso, explicou que essas doenças são muito silenciosas. “Existem muitos casos, em nível de mundo e não é diferente no nosso município, Araguaína. A gente está procurando sensibilizar esta população para procurar as unidades básicas de saúde, fazer aquele exame específico, e se for diagnosticado, fazer o tratamento”, esclareceu Veloso.

De acordo com o responsável pelo programa, em 2014, foram notificados 584 casos suspeitos de hepatites virais, sendo 207 casos confirmados. Neste ano, até 10 de setembro, foram notificados 535 casos suspeitos; sendo positivos 248 casos.

A funcionária do supermercado, Raudna Kedma Paiva Ribeiro, destacou a importância de se conhecer sobre as hepatites virais. “Não sabia muita coisa a respeito dessas doenças. Vou levar para a minha vida, levar para os meus amigos, para quem ainda não conhece, porque agora fiquei mais informada a respeito”, comentou Raudna.

A assistente administrativa do supermercado, Gilsamara Bezerra Costa, também falou sobre as orientações e esclarecimentos sobre essas doenças. “O nosso supermercado abriu as portas para que os nossos funcionários ficassem conscientes do quanto é importante a prevenção dessas doenças”, declarou Gilsamara.

Programação

Dia 17 (quinta-feira)

Dia “D” – Realização de teste rápido de hepatite C, HIV e sífilis

Locais: CTA/HDT e unidades básicas de saúde Dr. Francisco e Vila Couto

Horário: 8h às 17h

 

Dia 18 (sexta-feira)

Palestra sobre hepatites virais

Local: Hospital Dom Orione (HDO)

Horário: 9h e 14h

Publicado: Data: 16/09/2015 Autor:Ascom







voltar