Terça-feira, 14 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 18ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

MAPA realiza capacitação em Araguaína nesta quarta

Publicado: Data: 07/10/2015 Autor: Ascom

Participaram do evento secretários municipais e auxiliares de sete cidades da região de Araguaína, capacitados para entrevistar o público alvo da campanha

Com o apoio da Prefeitura e Sebrae, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estiveram em Araguaína na manhã desta quarta-feira, 7, capacitando os secretários das pastas voltadas ao campo da região de Araguaína. O objetivo foi alinhar o censo que será realizado pelas prefeituras nas propriedades rurais de cada município. Participaram gestores de Araguaína, Filadélfia, Palmeiras, Colinas, Arapoema, Araguanã, Piraquê e Babaçulândia.

Representando Araguaína na qualificação, esteve o secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto. Para o secretário, aplicar o questionário nos estabelecimentos rurais é uma forma de diagnosticar a realidade social, financeira, de produção, benfeitorias e problemas de acesso, energia e água, de mais de 2 mil produtores que atuam diretamente no campo.

“Com essa base de dados em mãos e conhecendo essa realidade, será possível a intervenção da prefeitura nessas comunidades e a administração pública terá como elaborar e definir políticas públicas direcionadas para esse público específico. Com isso, o Ministério quer elevar economicamente o produtor rural da classe D e E para a classe C”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com ele, entre os benefícios para os produtores estão a melhoria de estradas vicinais, mais fomento, possibilidade de crédito, campanhas de vacinação, aumento da produtividade e assistência técnica. “Esse produtor que mora no campo vai deixar de ser um número e passará a ser um cidadão”, arrematou Quinta Neto, fazendo um apelo aos ocupantes de estabelecimentos rurais para que recebam as equipes com cordialidade.

Segundo o secretário, futuramente o Ministério pretende produzir capacitações, formações continuadas e criar uma espécie de sistema único agrícola.

Censo Rural

O levantamento durante a visita aos estabelecimentos rurais do município faz parte da primeira etapa do projeto denominada ‘Porteira a Porteira’, do Programa Campo na Classe Média, do Governo Federal e coordenado pelo MAPA. O programa consiste em uma atuação conjunta do Governo Federal e dos municípios na organização dos produtores rurais tendo por objetivo a expansão da classe média rural, elevando a renda e melhorando a qualidade de vida daqueles que se encontram entre as classes C, D e E.

Em todo o país, somente 160 municípios passarão pelo censo rural e terão acesso a um raio x completo de quem mora na zona rural.

Publicado: Data: 07/10/2015 Autor:Ascom