Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Prefeitura promove conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicado: Data: 30/11/2015 Autor: Ascom

Distribuição de preservativos e folders, além de teste rápidos para HIV, são algumas das ações previstas na campanha

Por Joselita Matos

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde/Superintendência de Vigilância em Saúde, promove uma campanha de conscientização e sensibilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado internacionalmente amanhã, 1º de dezembro. Dentre as ações previstas, estão a realização de testes rápidos para HIV em duas unidades básicas de saúde, blitzen educativas, distribuição de preservativos e panfletos informativos em vários pontos da cidade.

Este ano, o objetivo da campanha é chamar atenção da sociedade para as questões que potencializam as situações de risco e vulnerabilidade ao HIV/AIDS, como por exemplo, a falta de abordagem educacional mais consistente e de forma permanente sobre sexualidade e os direitos que envolvem a saúde sexual dos jovens. A campanha foi intitulada de “Fique Sabendo”.

As ações terão parceria com a Coordenação Estadual DST/AIDS, Hospital de Doenças Tropicais/Centro de Testagem Anônima (HDT/CTA), Pastoral da AIDS e acadêmicos das Ligas de Infectologia e de Doenças Tropicais do ITPAC.

Ações

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, serão ofertados testes rápidos para HIV, em duas unidades básicas de saúde: UBS Couto Magalhães, no Setor Couto; e UBS Dr. Francisco, na Vila Aliança. A pessoa interessada em fazer o teste rápido terá que apresentar obrigatoriamente de um documento de identificação com foto e ser maior de 18 anos. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Ainda no dia 1º, profissionais do CAPS AD e do Programa Municipal DST/AIDS promovem uma ação de conscientização na Feirinha, das 8 às 17 horas, com distribuição de preservativos e panfletos informativos.

Outra ação prevista é uma blitz educativa no semáforo da Av. Cônego João Lima, em frente ao Hospital Dom Orione (HDO), no período de 7 às 10 horas, com oferta de materiais educativos, com o apoio dos agentes da Pastoral da AIDS.

Também nesta terça-feira, será realizada uma blitz na Avenida José de Brito, esquina com a Av. Marginal Neblina, com a distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV. A ação será das 17 às 19 horas.

Na quarta-feira, 2, das 15 às 16 horas, será feita uma atividade voltada para os caminhoneiros, no posto de combustível, na Vila Couto. Serão distribuídos preservativos e panfletos informativos sobre prevenção e o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV.

E na quinta-feira, 3, no período das 15 às 16 horas, será realizada mais uma conscientização para os moradores da Feirinha, com a distribuição de preservativos e panfletos. Finalizando as ações, na sexta-feira, 4, das 16 às 17 horas, haverá uma conscientização no Terminal Rodoviário de Araguaína.

Dia de combate à Aids

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.  No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estadual, distrital, municipal e organizações sociais.

1º/12 – Terça-feira

7h às 10h: blitz educativa no semáforo da Av. Cônego João Lima, em frente ao Hospital Dom Orione (HDO);

8h às 11h30h e das 14h às 17h30: testes rápidos para HIV na UBS Couto Magalhães, no Setor Couto; e UBS Drº Francisco, na Vila Aliança;

8h às 17h: ação de conscientização na Feirinha;

17h às 19h: blitz na Avenida José de Brito, esquina com a Av. Marginal Neblina.

2/12 – Quarta-feira

15h às 16h: posto de combustível, na Vila Couto.

3/12 – Quinta-feira

15h às 16h: conscientização para os moradores da Feirinha.

4/12 – Sexta-feira

16h às 17h: conscientização no Terminal Rodoviário de Araguaína.

Publicado: Data: 30/11/2015 Autor:Ascom