.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 10 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Agentes de endemias de Araguaína realizam capacitação

Publicado: Data: 08/12/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

O evento acontece hoje e amanhã, a partir das 8h. Equipes atualizam estudos sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Por Gláucia Mendes

Durante toda a semana, equipes de saúde estarão atualizando informações sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Na manhã de hoje, 8, agentes de endemias estão reunidos para debater sobre orientações e combate aos focos com eficiência e rapidez. O evento acontece também amanhã, 9, das 8 às 12 horas, no auditório do Cerest. As ações de combate ao mosquito estão sendo realizadas pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde.

Todas as ações fazem parte do Plano Municipal de Prevenção e Controle ao Aedes Aegypti. De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), Ketren Carvalho, além da atualização sobre o mosquito, os agentes que realizam a coleta canina participam da capacitação e estão tendo orientações sobre o combate à Leishmaniose Visceral, doença conhecida como calazar. “É importante sempre intensificar as ações a campo, por isso a atualização do plano”, disse.

Para não prejudicar as atividades de rotina dos agentes de endemias nos bairros, as equipes foram divididas, metade está reunida hoje e o os outros realizam o estudo amanhã.

Ações com a comunidade

A coordenadora ressalta que 130 agentes estão atualizando os estudos e lembra que toda a população deve ficar atenta e colaborar com as equipes. A orientação é de que a pessoa elimine os focos de mosquito encontrados em lotes baldios, por exemplo, e em seus quintais, ou ligue para o CCZ e denuncie: 3411 7040.

Atividades do Plano de Prevenção

Durante toda a semana acontecem várias atividades previstas no Plano de Prevenção. Dia 10, será a reunião com coordenadores das unidades básicas de saúde sobre Zika e microcefalia e, no dia 15, próxima terça-feira, acontece o Dia D de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika.

Serviço:

O quê? Atualização dos Agentes de Combate a Endemias (ACE´s) sobre Dengue, Chikungunya, Zika e Leishmanioses.

Onde?  No auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua 15 de Novembro, nº 899, no Centro.

Quando? Hoje e amanhã das 8 às 12 horas.

Em caso de encontrar focos do mosquito, ligar: 3411-7040.

Publicado: Data: 08/12/2015 Autor:Ascom







voltar