.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Saúde de Araguaína realiza capacitação para coordenadores de UBS

Publicado: Data: 10/12/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

s orientações repassadas foram sobre o Zika Vírus, que pode ser um dos causadores da microcefalia em bebês
Por Gláucia Mendes
Foto/Crédito: Marcos Filho
 
Coordenadores das unidades básicas de saúde (UBS), da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Araguaína, estiveram reunidos na manhã de ontem, para debates e orientações sobre o Zika Vírus, que pode ser um dos fatores que causam a microcefalia em bebês. Vários casos foram identificados no Brasil e estão sendo analisados se há relação com a Zica, em Araguaína, dos 12 casos suspeitos um foi descartado, e de municípios vizinhos são 9, o número de casos suspeitos na região é de 20 conforme relatório.

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue em Araguaína, Mariana Parente, disse que todas as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde foram novamente apresentadas na reunião. “Em decorrência do fluxo de recém-nascidos com suspeita de microcefalia, orientamos como devem ser as notificações e como os profissionais de saúde devem orientar as gestantes e quais os exames realizar, caso apresente algum dos sintomas, como manchas avermelhadas na pele, por exemplo”, explicou.
 
Participação
Os coordenadores participaram atentos à reunião. A enfermeira Tayalla Costa Lopes, da UBS Palmeira do Norte, destacou que esses encontros são importantes. “O fluxo de mulheres grávidas que procuram as unidades aumentou e muitas estão apavoradas. Com mais informações, vamos estar preparadas para orientá-las, cada dia é uma informação nova, mas é importante frisar que devem ficar tranquilas até que seja confirmado”, disse.  
 
Prevenção
A orientação para as gestantes é que não fiquem próximas a locais que possam ter criadores de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Zika Vírus, dengue e Chikungunya. Que usem repelentes, seguindo orientação médica, e coloquem cortinados nas janelas.

Publicado: Data: 10/12/2015 Autor:Ascom







voltar