Terça-feira, 14 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 18ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Ações do Trator na Roça acontecem nas propriedades rurais de Araguaína

Publicado: Data: 29/01/2016 Autor: Ascom

Programa atende agricultores familiares da região e faz gradeamento da terra e recuperação das estradas vicinais

Por Joselita Matos

Apoiar os pequenos produtores rurais, por meio de assistência técnica com equipes de profissionais, contribuindo para a geração de renda e firmando o homem no campo. Este é o principal objetivo do Programa Trator na Roça, desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Para 2016, a secretaria deve beneficiar cerca de 100 famílias que moram na região de Araguaína, promovendo aumento da renda familiar e melhorando a qualidade de vida de pequenos produtores rurais que moram em projetos de assentamento e comunidades.

O programa reiniciou as atividades no início de janeiro e já passou pelas comunidades rurais do Crato e entorno do Setor Novo Horizonte. Esta semana está na comunidade Três Riachos. Próxima semana, o cronograma segue para o PA Paraíso.

Maior produtividade

De acordo com o secretário do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, o programa tende ampliar o atendimento para os agricultores familiares. “Certamente aumentaremos a área geral mecanizada em nosso município em função de uma maior quantidade de famílias atendidas”, destacou.

“Vamos estender a esse público as ações que lhes tragam maior produtividade e os tornem mais competitivos para aumentarem a sua receita com a comercialização dos seus produtos”, completou o secretário.

Ainda segundo Quinta Neto, a expectativa para este ano é que com a análise de solo, o preparo da área e a disponibilização de adubos e sementes, somados ao calcário recentemente entregue e incorporado, não só aumentará a produção desses agricultores familiares como os ajudará a melhorarem de vida.

“A intenção é colaborarmos para o crescimento econômico e social desse trabalhador e da sua família. Temos uma equipe técnica composta por engenheiro agrícola, ambiental, assistente social e médico veterinário que estão sempre a postos e à disposição da nossa comunidade rural para dirimirem quaisquer dúvidas e fornecerem orientações técnicas”, comentou.

O programa

O Trator na Roça consiste no apoio de técnicos como engenheiros agrônomos, veterinários e uma equipe do Compra Direta para orientar esses agricultores familiares a como fazer o manejo correto de sua produção, um trator para preparar a terra e facilitar o plantio; além de manter a trafegabilidade das estradas vicinais, instalação de pontes e bueiros.

Em 2015, de outubro a dezembro, foram beneficiadas 57 famílias, totalizando uma área de 129 hectares. Dentre os assentamentos e comunidades rurais que receberam o programa estão o Brejão, Povoado Água Amarela, Assentamento Alegre, Caju Manso, Sucupira, entre outros.

Publicado: Data: 29/01/2016 Autor:Ascom