Sábado, 11 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Ações de combate ao Aedes chegarão nas escolas estaduais

Publicado: Data: 05/02/2016 Autor: Ascom

Prefeitura Municipal, Diretoria Regional de Araguaína e parceiros criaram um comitê para juntos intensificar os trabalhos de educação em saúde na Rede Estadual

Por: Gláucia Mendes

Mais ações conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti serão realizadas em Araguaína através de parceria entre Prefeitura Municipal, Diretoria Regional de Araguaína e parceiros. A apresentação do projeto aconteceu na manhã de hoje, 5, na sede da diretoria, com palestras e orientações sobre o que poderá ser realizado durante o ano.

A partir da apresentação do projeto, foi montado um comitê para que os órgãos trabalharem as ações em conjunto nas escolas estaduais. “As crianças da Rede Municipal de Ensino gostam muito e aprendem. Agora, a mesma ação será ampliada na Rede Estadual, uma forma das crianças aprenderem brincando e depois levarem as orientações para família e vizinhos”, explicou a coordenadora técnica da equipe de Vigilância em Saúde do município, Ana Cláudia Lima.

Ações
Palestras com orientações para funcionários nas escolas, fiscalização nos prédios escolares e o trabalho de educação em saúde são algumas das ações que serão realizadas no período letivo.

Durante a reunião, o agente de endemias do município Marcos Antônio explicou onde há mais focos em Araguaína e como fazer para eliminá-los. A equipe de Vigilância em Saúde do município apresentou durante a reunião um dos teatros com fantoches que serão apresentados nas escolas.

A ‘Bia’ e o ‘Junqueira’ explicaram direitinho os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes, o zika vírus, dengue e chikungunya. E de maneira bem divertida conseguiram arrancar gargalhadas do público.

De acordo com a bióloga da Diretoria de Ensino, Leila Ribeiro, a ação conjunta começará pelos colaboradores.  “O primeiro passo é sensibilizar todos os envolvidos de que precisamos unir forças para combater o mosquito”, disse.

Parceiros
As ações serão realizadas no Município em parceria com as secretarias estaduais da Saúde e Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Polícia Militar (PM) e Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins).

Publicado: Data: 05/02/2016 Autor:Ascom