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Prefeitura de Araguaína conta com Ouvidoria da Saúde

Publicado: Data: 15/02/2016 Autor: Ascom

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A participação dos usuários, através de canais de comunicação acessíveis, é importante para melhorar os atendimentos relacionados à área 

Por: Gláucia Mendes 

A Prefeitura de Araguaína tem à disposição da comunidade um importante canal de comunicação, a Ouvidoria Municipal da Saúde. O canal direto com o cidadão conta com uma equipe de profissionais da Secretaria da Saúde comprometidos com o respeito e a ética profissional, prontos para atender e registrar as manifestações.

Através dos canais de comunicação, os usuários podem expressar suas opiniões sobre os serviços prestados, realizar suas solicitações, reclamações, denúncias, elogios e obter informações de saúde. Para o secretário Jean Coutinho, a Ouvidoria possibilita uma proximidade do poder público com os usuários.

“É uma oportunidade de ouvir as opiniões do cidadão sobre os serviços prestados na saúde e atendê-los, procurando sempre corrigir falhas que forem apontadas, tudo para melhorar cada vez mais os atendimentos relacionados à área”, disse.

Ouvidoria
De acordo com o coordenador da Ouvidoria Municipal, Nailton de Andrade, além do atendimento presencial realizado na sede da secretaria, foram disponibilizadas outras formas de atender a população, como o serviço de discagem gratuita (0800-646-8546), e-mail (ouvidoria[email protected]), além de link do serviço, que já está sendo preparado e deve ser disponibilizado em breve no site da Prefeitura.

O coordenador destacou ainda que é importante a participação dos usuários, uma vez que o cidadão deve ser ouvido e ter suas manifestações acolhidas e tratadas adequadamente no âmbito do SUS.

Núcleo de Apoio Técnico
A Prefeitura ainda conta com o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que tem o objetivo de articular a solução de demandas na via administrativa e evitar processos judiciais na saúde. O trabalho atua por meio da emissão de pareceres técnicos relacionados às políticas públicas de saúde para os órgãos conveniados como Tribunal de Justiça, Defensoria e Ministério Público.

A coordenadora do NAT, Noris Cavalcante, explica que para melhor contemplar o Direito à Saúde é fundamental que a Justiça esteja embasada tecnicamente sobre as políticas existentes, tais como as competências dos entes federados e demais informações que visam a devida prestação dos serviços, como dispensação de medicamentos, consultas, internações, cirurgias entre outras.

O NAT existe em outras cidades brasileiras e sua atuação junto à Ouvidoria do SUS Municipal tem sido referenciada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parceria firmada tem contribuído significativamente, de modo que, ao longo destes anos de atuação, apenas 8% das demandas foram judicializadas.

 

 

Publicado: Data: 15/02/2016 Autor:Ascom







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