.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 03 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Município de Araguaína é destaque nacional no combate ao Aedes

Publicado: Data: 23/03/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

As ações na cidade são as únicas citadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Tocantins pelo trabalho intenso de combate ao mosquito

Por: Gláucia Mendes 

O Município de Araguaína está entre os municípios brasileiros que são destaque em campanhas realizadas por meio de parceria entre às Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Saúde em combate à proliferação do Aedes aegypti. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) cita Araguaína no Tocantins, Cratéus (CE) e Garanhuns (PE) pelos trabalhos intensos que estas secretarias vem desenvolvendo para evitar a transmissão da dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika.

Um dos trabalhos desenvolvidos em destaque no Município é a distribuição de armadilhas (mosquitéricas) paras as famílias. Também têm sido promovido em parceria com as secretarias palestras com alunos e com pais, sobre como se proteger de doenças transmissíveis pelo inseto e como cuidar das armadilhas em casa, para capturar o mosquito.

Depoimento
A dona de casa Maria da Luz Silva contou que aumentou a preocupação em tratar os focos do mosquito após as palestras feitas por técnicos da Prefeitura.” Eu tinha algumas dúvidas, e com as palestras eu esclareci, por exemplo, que a vida do mosquito é de 45 dias e a fêmea passa todo este período se reproduzindo. Agora vou cuidar ainda mais da minha casa, para que estes focos venham a ser totalmente eliminados, porque temos visto sofrimento de várias pessoas com doenças transmitidas pelo mosquito”, destacou.

A dona de casa disse que acha muito importante o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) se preocupar em passar essas informações. “Eu aprendi a confeccionar armadilhas, eu não sabia como fazer. Agora já instalei uma na minha casa e o Aedes não terá chance de reproduzir”, frisou.

Mais ações
As ações de combate ao Aedes não param. Equipes de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância em Saúde de Araguaína continuam realizando atividades de educação em saúde nas escolas municipais, estaduais e outros órgãos parceiros, com apresentação de temas sobre doenças de forma dinâmica, utilizando fantoches

Além de palestras, o Município continua com a confecção de armadilhas, em parceria com a Comunidade Terapêutica Vida Nova, com distribuição para as famílias. Também está sendo feita borrifação com bombas especialmente em pontos estratégicos, onde foram encontrados mais focos de infestação do mosquito.

O trabalho de rotina foi intensificado nos setores com a força-tarefa dos agentes de combate a endemias e com os agentes comunitários de saúde.

 

Publicado: Data: 23/03/2016 Autor:Ascom







voltar