Terça-feira, 14 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 18ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Dimas destaca avanços na produção rural do Município

Publicado: Data: 05/04/2016 Autor: Ascom

No Programa “Fala, Prefeito” desta semana, Dimas falou sobre programas que beneficiam os produtores rurais. Eles foram importantes para conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor

Por: Gláucia Mendes

Na 71ª edição do Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” desta semana, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, falou sobre avanços em ações que contribuem para ajudar na produção de alimentos no Município, beneficiando os produtores rurais. Dimas destacou a importância de programas como o Compra Direta e Trator na Roça e lembrou a distribuição de calcários para mais de 300 propriedades rurais.

O prefeito também falou sobre a recuperação de mais de 200 km de estradas vicinais. “Além das estradas, foram feitos bueiros e consertos em pontes. Ainda temos muito a fazer, mas as obras que já foram realizadas facilitam o escoamento da produção e também o transporte escolar. As comunidades beneficiadas foram de Paraíso, Brejão, Sucuri, Manoel Alves, Caju Manso, Chaparrau, Projeto Alegre na região do Garimpinho e Água Amarela”, frisou.

Prefeito Empreendedor

Dimas recebeu em março deste ano o Prêmio Arara Azul por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, na IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) – Etapa Estadual. Agora o Município será um dos representantes do Tocantins na etapa nacional do prêmio, que será realizado no mês de maio, em Brasília (DF).

Compra Direta

Sobre o Projeto Compra Direta, o prefeito disse que em 2015 a aquisição foi de aproximadamente 1 milhão de reais do pequeno produtor rural. “Esta aquisição é feita semanalmente, quase 20 mil quilos toda semana, que são distribuídos nas escolas, creches e para pessoas carentes como Cantinho do Vovô e outras entidades beneficentes através da Associação Social Funamc. Finalizamos o ano com quase 400 mil quilos de alimentos adquiridos no Compra Direta”, apontou Dimas.

Ele explica que o produtor vende direto para a Prefeitura pelo menor preço. O interessado precisa realizar cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no prédio da Prefeitura no centro. Umas das vantagens é o preço, melhor porque não há atravessador.

Calcário para produtores

Sobre a distribuição de calcário, Dimas destacou que o projeto é em parceria com o Governo Federal e os recursos são de contrapartida do deputado federal Cesar Hallum, oriundos do orçamento da União. “O Município vai até as propriedades, faz o cadastramento e colhe o material para análise do solo. Mais de 300 propriedade foram beneficiadas em 2015, e a correção do solo é importante visto que aumenta a produtividade”, disse.

Trator na Roça

Dimas disse também que são diversos tratores atendendo na zona rural. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico vê as necessidades dos produtores rurais e disponibiliza as máquinas para arar e gradear a terra, preparando para o plantio.

Participação
O programa de rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7 horas, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail [email protected] e no WhatsApp (63) 9955 3728. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

Publicado: Data: 05/04/2016 Autor:Ascom