.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína participa do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias de Saúde

Publicado: Data: 18/04/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

O evento começou hoje em Palmas e segue até a próxima quarta-feira, 20, com oficinas, palestras e amostras. O Município concorre a premiação em duas categorias

por: Gláucia Mendes  

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, participa do 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que começou hoje e segue até dia 20, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.  Durante o Congresso, na mostra de trabalhos, a Prefeitura apresentará dois trabalhos de ações importantes no Município, que concorre a prêmios. 

Os trabalhos farão parte da II Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica – A Vigilância em Saúde no Tocantins. Os trabalhos de Araguaína são: A Implantação, Implementação de Ações Contingenciais de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase e O Monitoramento e Proteção dos Agentes de Combate de Endemias (ACE) do Município de Araguaína. O último foi realizado pela equipe do Centro de Referência do Trabalhador (Cerest).

Mostras

Uma das finalidades do trabalho de Implantação, Implementação de Ações Contingenciais de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase é fortalecer as ações de vigilância no controle da hanseníase na Atenção Básica com ações inovadoras para quebrar a cadeia de transmissão da doença.

  "Realizamos uma busca ativa de casos novos. As equipes vão de casa em casa para aumentar o diagnóstico precoce, se for detectados casos novos de hanseníase em áreas prioritárias e pré-selecionadas no Município”, explicou o superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Eduardo de Freitas.

 No trabalho Monitoramento e Proteção dos Agentes de Combate de Endemias (ACE) do Município, o objetivo principal do Cerest é monitorar parâmetros de saúde ocupacional dos ACE que estão todos os dias na estratégia de controle químico. 

Durante o Congresso, o secretário executivo da Saúde, Lucas Moreira, irá coordenar uma mesa redonda sobre a investigação de surtos.


Congresso

Estão participando do Congresso gestores e técnicos da área da saúde e comunidades cientificas e acadêmicas. Representantes de secretarias municipais de estados das regiões Norte e Nordeste, Governo do Estado, Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conasems) e de outras instituições da área da saúde. O congresso tem o apoio do Ministério da Saúde. 

Publicado: Data: 18/04/2016 Autor:Ascom







voltar