Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Servidores do SAMU recebem capacitação no transporte de recém-nascidos críticos em Araguaína

Publicado: Data: 28/04/2016 Autor: Ascom

Curso será nos dias 29, de 14 às 22 horas, e 30 de abril, das 8 às 12 horas, na sede do órgão, para enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. Objetivo é reduzir a mortalidade neonatal, que acontece em especial na primeira semana de vida

Por: Gláucia Mendes

Com o objetivo de capacitar os servidores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU), realizará o curso de Transporte Neonatos Críticos, permitindo a rápida remoção de recém-nascidos em centros sem recursos. A capacitação acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, na sede do órgão, e vão participar enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores.

Na programação, os participantes contarão com palestras sobre vários temas: Os dez passos para o sucesso do transporte Neonatal; Patologias: cardiopatias congênitas com fluxo sistêmico dependente do canal arterial; cardiopatias congênitas com fluxo pulmonar dependente do canal arterial; Defeitos de fechamento do tubo neural; Fluxograma para transporte; Material necessário para o transporte neonatal; Medicamentos e materiais diversos necessários ao transporte neonatal e check-list de transporte.

Mortalidade infantil
Com dados do Ministério da Saúde (MS), no Brasil, a mortalidade neonatal acontece em especial na primeira semana de vida, cerca de 60 a 70%. As afecções perinatais, que representam a principal causa de morte no primeiro ano de vida, dependem de fatores evitáveis associados às condições da criança no nascimento e à qualidade da assistência prestada.

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU) ressalta que para ter redução da mortalidade neonatal é importante que o mesmo receba atenção adequada e resolutiva. Nesse sentido, a garantia de acesso a transporte neonatal adequado e oportuno, quando necessário, pode ser fundamental para a sobrevivência do recém-nascido com as melhores condições possíveis.

O quê? Curso de Transporte Neonatos Críticos para servidores do SAMU;
Quando? Dia 29, das 14 às 22 horas, e dia 30 de abril, das 8 às 12 horas;