Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 33 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Transporte de recém nascidos é tema de curso com servidores do SAMU de Araguaína

Publicado: Data: 29/04/2016 Autor: Ascom

Palestras e oficinas são realizadas hoje, das 18 às 22 horas, e amanhã, das 8 às 12 horas, na sede do órgão, para enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. A meta é reduzir a mortalidade neonatal, que acontece em especial na primeira semana de vida

Por:Gláucia Mendes
Fotos/Crédito: Marcos Filho/Ascom

Servidores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão atentos em cada detalhe das dicas de palestrantes, tudo para aprender ainda mais em como realizar o transporte seguro dos recém-nascidos. Participam da capacitação enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores, hoje as palestras seguem até às 22 horas e amanhã, 30, de 8 às 12 horas, na sede do SAMU.

Durante a tarde de hoje, os participantes tiveram, além de palestras, oficinas para aprender a transportar com segurança o bebê. Amanhã o treinamento continua, uma incubadora e uma boneca foram levados para a sala do curso, para que todos juntos aprendam como manusear o recém-nascido. “É muito importante ter todo o cuidado necessário para o transporte dos neonatos em situações de risco. Garantir o transporte com segurança, da ambulância até o pré-hospitalar”, explicou a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU), Aline Pinheiro.

O diretor do SAMU, Luiz Flávio Quinta Júnior, disse que o objetivo principal do curso é a capacitação dos servidores. “Tudo para que o transporte neonatal seja adequado e seguro, garantindo a sobrevivência do recém-nascido”, disse.

O curso de Transporte Neonatos Críticos é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU), em parceria com o Hospital Dom Orione (HDO).

Palestras
Na programação, os participantes contarão com palestras sobre vários temas: Os dez passos para o sucesso do transporte Neonatal; Patologias: cardiopatias congênitas com fluxo sistêmico dependente do canal arterial; cardiopatias congênitas com fluxo pulmonar dependente do canal arterial; Defeitos de fechamento do tubo neural; Fluxograma para transporte; Material necessário para o transporte neonatal; Medicamentos e materiais diversos necessários ao transporte neonatal e checklist de trasportes.

O quê? Curso de Transporte Neonatos Críticos para servidores do SAMU;
Quando? Hoje, das 18 às 22 horas, e amanhã, 30 de abril, das 8 às 12 horas;