Terça-feira, 07 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Em Araguaína, vacinação contra H1N1 continua em todas as unidades básicas de saúde

Publicado: Data: 02/05/2016 Autor: Ascom

Quem não vacinou no último sábado, dia D da campanha, pode procurar a UBS mais próxima da residência até o dia 20 de maio. Cerca de nove mil pessoas já foram vacinadas no Município

Por: Gláucia Mendes

Em Araguaína, o primeiro dia de vacinação contra a gripe H1N1 contou com filas nas unidades básicas de saúde (UBS), realizado no último sábado, dia 30.  As pessoas chegaram logo no início da manhã para garantir a dose da vacina. Foram vacinadas aproximadamente nove mil pessoas. Em toda a campanha, a meta da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, é vacinar 80% do público-alvo, cerca de 34 mil pessoas. A imunização segue até o dia 20 de maio.

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Samilla Braga, as UBS continuam lotadas. “A procura nesta segunda-feira é muito grande. Em todas as unidades há pessoas. Acreditamos que, com essa procura da população, até o final da semana vamos vacinar mais da metade do público alvo, cerca de 45%”, destacou.

Imunização

O Dia D da campanha trouxe para as unidades várias pessoas, como o aposentado Lourenço Martins Araújo, de 83 anos. Ele acordou cedo e, acompanhado da esposa, Terezinha de Arruda Araújo, de 78 anos, foi até a UBS do Setor Vila Aliança e garantiram logo a vacina. “Há uns três anos que tomo a vacina e, desde então, nunca peguei gripe”, contou o aposentado.

O eletricista Jusciney Alves da Silva, trouxe o filho, o pequeno Nicollas Vieira da Silva, de apenas seis meses. “Acho muito importante a vacina. Trouxe meu bebê para garantir que ele fique protegido contra o vírus Influenza”, destacou.

Atendimentos nas UBS

Quem não compareceu às unidades no Dia D da campanha, pode procurar uma 19 unidades do Município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas munidos de um documento com foto e o cartão de vacinação. Nesta segunda etapa, no final do mês, os profissionais de saúde também irão imunizar os detentos e funcionários do sistema prisional.

Podem vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Publicado: Data: 02/05/2016 Autor:Ascom