.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura de Araguaína leva informação e ações de fiscalização à Expoara 2016

Publicado: Data: 10/06/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

Orientações sobre programas de desenvolvimento rural e econômico, 0800 para agendamento de consultas, fiscalização na venda de alimentos e distribuição de lixeiras para coleta seletiva no parque são algumas das ações 

Por: Gláucia Mendes 

O estande da Prefeitura de Araguaína está funcionando todos os dias na Exposição Agropecuária – Expoara 2016, que vai até dia 12 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço. Informações sobre 0800 da saúde, serviço de inspeção municipal (SIM), meio ambiente, Projeto Porteira a Porteira e outras são ofertadas. Também foram distribuídos no parque 27 lixeiras de coleta seletiva e equipes da Vigilância Sanitária e Departamento de Postura realizam fiscalizações quanto à segurança alimentar e regularização de eventos e comércio ambulante.

Servidores da Secretaria da Saúde orientam a comunidade sobre o 0800 que está em fase avançada de implantação no Município. 100% informatizadas, todas as unidades básicas de saúde (UBS) vão recadastrar as famílias, visto que, as consultas vão ser agendadas somente através do 0800.

Equipes distribuem mudas e já orientam os visitantes sobre cuidados com o meio ambiente, principalmente para não deixar lixo em praias, neste período de veraneio que está bem próximo.

Projetos
Equipes de várias secretarias municipais estão realizando ações no estande que está em funcionamento em todos os dias do evento. Pequenos produtores são orientados sobre o SIM, que para vender os produtos no mercado como queijos, requeijões, doces e até frangos abatidos, há a necessidade do selo de inspeção municipal.

Além disso, recebem orientações sobre o projeto de porteira a porteira do Governo Federal, que identifica os proprietários de terras da região, onde estão e o que produzem.  Um dos objetivos do programa é que, pequenos produtores com baixa renda possam chegar à classe média de renda, ou seja passarem da classe E para a classe C. Outros programas como Compra Direta e Trator na Roça e distribuição de calcários são apresentados para os produtores durante a feira.

Vigilância


Antes do início da Feira agropecuária e também nos dias de festa, a Vigilância Sanitária do Município realiza inspeções no comércio de alimentos oferecidos dentro e fora do circuito da exposição. Também orientam e, se necessário, notificam os comerciantes para que manuseiem os alimentos adequadamente, garantindo a saúde dos visitantes.

Há cinco anos a Vigilância realiza o trabalho de fiscalização durante a Expoara. Neste ano, foram notificados 30 comerciantes para que sigam todas as normas sanitárias. Não houve apreensão de nenhum produto irregular ou autuação de irregularidades.

Qualquer pessoa pode contribuir. Se encontrar alguma irregularidade nos estabelecimentos poderá ligar no celular do plantão (63) 9994-1329

Postura
O Departamento Municipal de Postura tem realizado ações na exposição para garantir a regularização do comércio ambulante e dos eventos dentro e fora do parque. Os fiscais atuam para que os eventos tenham as licenças necessárias para funcionamento, inclusive de segurança.

Eles ainda organizam os comerciantes quanto ao acesso ao parque e fiscalizam a venda de bebidas alcóolicas em espaço público, como as calçadas do parque.

Se encontrar alguma irregularidade poderá realizar a denúncia através do número (63)3411-5639.

Parceria

A Prefeitura é parceira da Expoara 2016, organizada pelo Sindicato Rural, que pretende reunir mais de 250 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 55 milhões em 11 dias de exposição. Dentro da programação está a apresentação de shows nacionais, rodeios, leilões e palestras, além da tradicional Cavalgada de Araguaína, realizada no último dia 5.

 

Publicado: Data: 10/06/2016 Autor:Ascom







voltar