Sexta-feira, 10 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Exames de prevenção de câncer do colo uterino estão suspensos em Araguaína

Publicado: Data: 23/06/2016 Autor: Ascom

A não-realização é recorrente da suspensão do atendimento pelo Laboratório Cobra, cujo contrato com o Governo do Estado foi expirado.  A coleta do material, que é realizada pelo Município, fica suspensa até que o problema seja regularizado

Por: Gláucia Mendes

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a realização de exames preventivos do câncer do colo uterino (PCCU) estão suspensos temporariamente na Rede Municipal. A paralisação se deu após a suspensão do atendimento pelo Laboratório Cobra e pela gerência do Controle Oncológico, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

A orientação foi suspender a coleta de material até que a realização do exame seja normalizada, visto que a informação obtida é que o contrato celebrado entre laboratório e Estado expirou.

As coletas do exame preventivo (PCCU) são realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS), em seguida cadastradas no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN). Ao Estado, compete a execução do exame e emissão de laudos, através do laboratório prestador de serviço, que até então era o COBRA.

Comunicado

A não-realização dos exames, devido ao problema, foi comunicada pela Secretaria Municipal, através do Ofício Circular GAB/SUPAB/SMS Nº 850/2016, para a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, do Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Municipal de Saúde de Araguaína, Ouvidoria do Município, Câmara Municipal e Procuradoria da República.

Publicado: Data: 23/06/2016 Autor:Ascom