.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Ações da Campanha Outubro Rosa seguem em Araguaína

Publicado: Data: 25/10/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

Pacientes em tratamento no CAPS/AD também irão participar de palestra e as mulheres realizarão exames com médico especialista. A ação acontecerá na próxima sexta-feira, 28, a partir das 8 horas 

Por: Gláucia Mendes 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realiza várias atividades neste mês de outubro com orientações de saúde e de prevenção do câncer de colo uterino e mama. Para pacientes em tratamento da dependência química e do álcool e familiares, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS/AD), a ação acontecerá na próxima sexta, 28, a partir das 8h e faz parte da campanha Outubro Rosa.

Exames de prevenção (Citológico Oncótico) serão realizados gratuitamente em parceria com o médico citologista Wendemberg Viana e o Laboratório do Trabalhador. Ainda pela manhã, os pacientes e demais pessoas que estiverem presentes irão participar de uma palestra sobre a saúde da mulher organizada pela equipe de enfermagem. 

De acordo com um dos organizadores do evento, Klaubher Feitosa Silva Cruz, a mobilização tem como principal objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama. “Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e tratamento com qualidade e no tempo oportuno”, disse. 

Outubro Rosa

Com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama registra 25% dos casos anuais de câncer no Brasil. O Instituto estima que o número de novos casos deva ficar muito próximo a 58 mil em todo o País, com óbitos acima de 14 mil. 

Mais atividades da Prefeitura

Mais atividades com serviços de saúde voltados para as mulheres estão sendo intensificadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína. A programação começou no dia 14 e segue até o próximo dia 29, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. 

Programação

Dia 26/10 (amanhã)

UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;

Dia 27/10 (quinta-feira)

UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína;

UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK

UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;

UBS Albeny – Setor Noroeste

UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;

Dia 28/10 (sexta-feira)

CAPS/AD - Rua 12 de Outubro, 459, centro

Dia 29/10 (sábado)

UBS Novo Horizonte (Barra da Grota)

 

Publicado: Data: 25/10/2016 Autor:Ascom







voltar