.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 09 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Lançamento da Caminhada “Passos que Salvam" mobiliza sociedade em Araguaína

Publicado: Data: 11/11/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

O evento reuniu representantes de várias entidades e emocionou os presentes com palestra motivacional da coordenadora da campanha nacional Naima Khatib. A caminhada acontecerá da 27 de novembro, a partir das 7h30, no Parque Cimba

 Por: Gláucia Mendes 

A primeira-dama, Nil Dimas, esteve ontem, 10, na solenidade de lançamento da Caminhada “Passos que Salvam” em Araguaína. O evento também reuniu representantes de toda a sociedade no Espaço Nacional e emocionou a todos com o depoimento da coordenadora nacional da campanha, Naima Khatib, e apresentações do coral oficial da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A caminhada acontecerá no domingo, dia 27 de novembro, no Parque Cimba, a partir das 7h30. 

“É uma emoção muito grande fazer parte deste projeto. Araguaína abraçou essa causa com muita propriedade e com pessoas comprometidas, o Tocantins me surpreendeu e Araguaína também, eu tenho certeza que será uma caminhada linda e juntos vamos salvar muitas vidas com essa mobilização”, disse a coordenadora.

Durante a palestra, Naima Khatib explicou que a mobilização é importante para que as pessoas conheçam os sinais e sintomas do câncer, isso faz com que as crianças cheguem mais cedo ao tratamento. “Hoje no Brasil só 50% das crianças com câncer conseguem chegar em tempo hábil de cura aos centros especializados. Então, trouxemos essa estratégia da caminhada para que pais, professores e toda a sociedade conheçam os primeiros sinais e sintomas e não sejam confundidos com outras patologias na infância”, explicou.

 Projeto em Araguaína

Para a primeira-dama, Nil Dimas, inserir Araguaína em uma campanha como a do Hospital de Câncer de Barretos faz parte das metas da gestão em trazer mais especialidades para a cidade. “Ter nossa cidade como parceira de um hospital tão conceituado nos faz referência em mais um atendimento especializado”.

O secretário da Saúde, Jean Coutinho, destacou que é a partir desse projeto as portas do Hospital de Câncer de Barretos estarão abertas às crianças de Araguaína e região.  “Todos sabem da especialidade do local e que poderá salvar muitas vidas. Nós estamos trabalhando também para a capacitação de recursos e esses tratamentos para nosso Hospital Municipal, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica”, frisou. 

A promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D'Alessandro disse que o Ministério Público (MPE-TO) entende que a caminhada é fundamental e apoia a iniciativa. “O Estado do Tocantins não oferece oncopediatria, então essa iniciativa é uma porta aberta para as crianças de Araguaína e região”, destacou. 

Caminhada

É a primeira vez que Araguaína adere à Caminhada “Passos que Salvam”, que acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras. Este ano, são mais de 500 municípios.

Mais informações sobre o projeto em Araguaína e reserva de kits da campanha pelos telefones: Ouvidoria da Saúde 0800 646 8546, Cristiane Rocha (63) 99206-3290 ou Noris Cavalcante (63) 98131-0476.

Parceiros

A caminhada em Araguaína é uma mobilização da Prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e da Assistência Social, Trabalho e Habitação.  

Muitas empresas, instituições e entidades já aderiram à mobilização como Câmara Municipal, Associação dos Autistas, Lojas Nosso Lar,Ministério Público (MP/TO), Liga de Oncologia do curso de Medicina, do Instituto Presidente Antônio Carlos, Instituto Harmonia, Lojas Tem Tem Supermercado Super Feirão da Economia, Vidraçaria Nacional, Drogaria Carmo, Rede de Supermercados Campelos, Grupo de supermercados Baratão, Hospital Municipal Eduardo Medrado, Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS), deputado Elenil da Penha, vice-prefeito Fraudinei Fiomare e outros. 

Publicado: Data: 11/11/2016 Autor:Ascom







voltar