Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Centro de Reabilitação de Araguaína tem aprovação do Ministério da Saúde

Publicado: Data: 23/03/2017 Autor: Ascom

A construção passou por vistoria técnica na manhã desta quinta-feira, 23, que teve a presença do representante do Ministério e das secretarias Municipais de Saúde e da Infraestrutura

Por: Gláucia Mendes

Após vistoria técnica realizada na manhã desta quinta-feira, 23, as obras de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Araguaína foram aprovadas pelo Ministério da Saúde. O CER é um projeto da Prefeitura que tem como principal objetivo promover a habilitação e reabilitação garantindo o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas deficiência auditiva, física, intelectual e visual.

Em fase avançada, com 70% da obra concluída, o objetivo principal da visita foi de verificar se todos os padrões estipulados pelo Ministério estão sendo seguidos na construção. A arquiteta da Coordenação de Pessoas com Deficiência do Ministério da Saúde, Beatriz Antonini, passou por todos os locais da obra, verificando cada detalhe.

“Me surpreendeu muito a fase do acabamento. O material que está sendo utilizado na obra está muito bom, agora é só concluir. Tanto a Prefeitura como a Construtora estão de parabéns”, afirmou a arquiteta.

Ainda segundo a técnica do Ministério da Saúde, nada foge ao projeto original usado em outros Centros Especializados do Brasil. “São aproximadamente 200 e todas as nossas visitas técnicas é para zelar e cuidar pelas obras. Espaços para realizar o sonho da população carente, que necessita de atendimento em habilitação e reabilitação”, declarou Beatriz.

De acordo com o secretário executivo da Saúde de Araguaína, Sandro Rogério Cardoso de Paulo, a visita foi muito positiva. “Essa fase da obra avançada nos deixa contentes, visto que o Centro irá atender não só pacientes de Araguaína, mas da região”, lembrou.

Também participaram da visita técnica, o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé, representantes da Construtora Sivana Engenharia, responsável pela obra, e da Clínica-Escola Mundo Autista.

Obra

Nesta fase, estão sendo concluídos o piso com cerâmica (porcelanato), o revestimento, instalações elétricas, esquadrias (portas e janelas) e pintura do prédio. Toda a fundação já está pronta, pilares de sustentação e paredes com cobertura em laje. Nos próximos dias está previsto também pavimentação na área externa do prédio.

Centro Especializado em Reabilitação

O Centro está sendo próximo dos residenciais Lago Azul e do loteamento Cidade Nova. Terá capacidade para atender aproximadamente 100 pacientes por dia, de Araguaína e municípios circunvizinhos que faz parte do médio norte.

A unidade terá 32 consultórios com atendimentos de ortopedia, neurologia, oftalmológico; 23 salas de atendimento individualizado; box de terapias (eletroterapia), ginásio, fraldário adulto e infantil; copa/refeitório e laboratório de prótese ocular que será construído na fase final do projeto.

O CER é primeira etapa para implantação do Centro de Reabilitação e Readaptação (CRER) de Araguaína. Os recursos na ordem de aproximadamente R$ 5 milhões são oriundos de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu (PMDB).

Publicado: Data: 23/03/2017 Autor:Ascom