.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 06 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura reúne assentados e discute melhorias para a zona rural

Publicado: Data: 06/04/2017 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Foram apresentados projetos que beneficiam diretamente os assentamentos, com construção de pontes e recuperação de estradas, além de programas como Trator na Roça, Compra Direta e distribuição de calcário

Por: Gláucia Mendes 

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 4, no auditório do Sebrae, presidentes de 12 assentamentos de Araguaína e representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico discutiram melhorias para a zona rural do Município. Durante o encontro, foram apresentados projetos da Prefeitura que beneficiam diretamente os assentados, com construção de pontes e recuperação de estradas. 

Outros benefícios citados foram os programas Trator na Roça, Compra Direta e a distribuição de calcário para os assentamentos, inclusive com sementes para o plantio. 

O presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável do Município, Tiago Dimas, disse que Araguaína tem como base a pecuária e a agricultura. “Vamos trabalhar juntos para termos uma economia pujante e fortalecer ainda mais nossa região, por isso, já estamos buscando recursos para recuperamos as estradas”, destacou.   

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola, relatou que já está sendo feito um levantamento dos trabalhos que serão prioritários e que já está prevista a recuperação de estradas vicinais. Em um prazo de 90 a 120 dias, serão licitadas empresas para começarem os trabalhos. “Após o período chuvoso, as estradas e pontes começarão os trabalhos definitivos de recuperação das estradas e pontes”, explicou.

 Representado a Câmara Municipal, participou também da reunião o vereador Geraldo Silva. 

Assentamentos

Vagner Aparecido Rodrigues, morador do assentamento Manoel Alves, afirmou que vê os encontros como um avanço. “Em anos anteriores não conseguíamos reunir os assentados, eram apenas um ou dois e hoje temos mais de cinquenta pessoas, somando forças, isso me motiva muito”.   

A presidente do Assentamento Brejão, Gilka Setubal, conta que já foram beneficiados no local. “Já recebemos o calcário e agora queremos a recuperação da vicinal para que possamos transportar melhor os alimentos”, frisou.

 Participaram da reunião presidentes dos assentamentos Três Riachos, Gurgueia, Manoel Alves, Chaparal 2, Aragominas, Coruja, Levinha, Brejão, Agua Amarela, Alto Paraíso, Gleba Conceição, e Rio Preto.  As próximas reuniões serão realizadas nos próprios assentamentos para que sejam atendidas outras demandas locais. 

Programas

A Prefeitura disponibiliza vários programas que beneficiam os pequenos produtores, um deles é a distribuição de calcário. O projeto em parceria com o Governo Federal, já beneficiou cerca de 300 propriedades rurais, que receberam o calcário para correção do solo e aumento da produtividade.

A Prefeitura também trabalha com o Programa Trator na Roça, que disponibiliza máquinas, em parceria com associações e produtores nos assentamentos, para aragem e preparação do solo para o plantio.

Além dessas ações, o Município ampliou o Programa do Compra Direta, dando oportunidade aos pequenos produtores rurais de venderem seus produtos para a Prefeitura sem atravessadores. Este ano os alimentos serão distribuídos para mais de cem entidades, entre escolas, creches, lar de idosos e orfanatos, beneficiando cerca de 25 mil pessoas diretamente.

Publicado: Data: 06/04/2017 Autor:Ascom







voltar