.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 14 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 18ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prorrogadas inscrições do cadastro para aquisição de calcário e milho

Publicado: Data: 08/08/2017 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Agricultores familiares têm até a próxima sexta-feira, 11, para aderirem ao programa; o objetivo é a correção de solo nas pequenas propriedades rurais

Por: Joselita Matos

 

Para dar oportunidade aos agricultores familiares que moram em assentamentos mais longe de Araguaína, a Prefeitura prorrogou o prazo de inscrições para o cadastro de aquisição de calcário e milho. O objetivo é a correção de solo nas pequenas propriedades rurais. Novo prazo se estende até a próxima sexta-feira, dia 11. Até o momento, aderiram ao Programa do Calcário 285 agricultores familiares. 

Os interessados em participar da seleção deverão apresentar cópias dos documentos pessoais (CPF, RG, Título de Eleitor, comprovante de votação) na Diretoria de Agricultura e Pecuária, instalada no prédio da Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro, no centro, em horário comercial, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Após esse processo, será feita a divulgação dos agricultores cadastrados. 

Em seguida, será realizada a coleta da amostra de terra e encaminhada ao laboratório para ser feita a análise do solo. A prefeitura entregará o resultado dessa análise a todos os produtores cadastrados.

A partir disso, o Município fará a aquisição, a distribuição e a incorporação do calcário para os produtores rurais selecionados no programa. Serão em média três hectares por agricultor, um total de 1.125 hectares e 2.600 toneladas de calcário a serem distribuídas para 375 famílias. 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato na Secretaria do Desenvolvimento Econômico pelos seguintes telefones: 3411-7034 ou 3414-7457. 

Esperança de boas colheitas

Dentre os agricultores familiares que já aderiram ao programa está Vicente Alves de Lima, que há 27 anos mora no Assentamento Rio Preto, e só neste ano aderiu ao programa. “A terra não é muito boa, falta o adubo que é o calcário. Tô na esperança de ver melhorar depois de conseguir o calcário”, disse o produtor.


O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Agrícolas do Assentamento Rio Preto, Horestes Ernandes Lima, comentou que no ano passado apenas 27 agricultores aderiram ao programa, mas esse ano, até agora foram 115 no local. Moram no assentamento 205 famílias.


“O programa vem para nos ajudar, além do calcário vem o acompanhamento técnico que orienta os produtores e acompanha a produção deles. Isso é muito bom”, destacou o presidente.


No último fim de semana, o diretor de Agricultura e Pecuária do Município, Mário Vitória, e equipe de técnicos, estiveram em quatro assentamentos para fecharem os cadastros dos produtores desses locais. 

Processo

Em 2015, foram 301 produtores rurais beneficiados de seis assentamentos e de 17 comunidades rurais do Município. Ao total, foram distribuídas e incorporadas 1.806 toneladas. No ano passado, o número aumentou para 375 famílias beneficiadas e mais de duas mil toneladas de calcário foram distribuídas.

Publicado: Data: 08/08/2017 Autor:Ascom







voltar