.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

SAMU de Araguaína capacita condutores de motolâncias em direção defensiva

Publicado: Data: 18/10/2017 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

O treinamento feito pela Polícia Militar começou ontem, 17, e segue até a próxima sexta-feira, 20. Instrutores dão dicas para realizar o trajeto com agilidade e segurança no trânsito 

Por: Gláucia Mendes

Foto: Marcos Filho/Ascom

Quem já viu no trânsito uma ambulância ou motolância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) passando rápido por entre os carros pedindo passagem? Quando isso acontece, o condutor do veículo de urgência necessita de tempo hábil para chegar às vítimas de acidentes. Para realizar o trajeto com mais segurança, nove condutores de motolâncias realizam curso de direção defensiva, até a próxima sexta-feira, 20.  

Uma equipe da Polícia Militar (PM), coordena o treinamento e repassa técnicas utilizadas no dia a dia, em trabalho semelhante, quando necessitam de agilidade e rapidez para atender ocorrências policiais.  De acordo com o coordenador de transportes do SAMU, Anderson Divino de Carvalho, o curso visa aprimorar os conhecimentos dos condutores.

“Queremos realizar nossas atividades cada vez melhor para chegar no local de atendimento de primeiros socorros o mais rápido possível. E a PM usa técnicas de segurança importantes e aprender essas habilidades fará diferença, pois um minuto pode salvar uma vida”, disse.

O curso teve início ontem e a primeira aula prática aconteceu à tarde no estacionamento do Estádio Mirandão, onde segue nesta quarta-feira. Amanhã as aulas serão em uma pista de motocross no Setor Jardim Pedra Alta. Os treinamentos acontecem das 8 às 11h30 e das 13h40 às 17h30.

Segurança
O instrutor da PM, Márcio Lima, explica detalhes do treinamento. “A gente passa por muitas experiências, que vivenciamos no trânsito quando estamos a campo. Estamos repassando o que utilizamos, como usar embreagem e freio dianteiro por exemplo, muitos têm receio de usar e ensinamos como usar bem. Quando acontece algo que não estão esperando, consegue parar o veículo com segurança”, ressaltou.

O policial lembrou que no Código de Transito Brasileiro (CTB) veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, têm livre circulação e podem passar quando o sinal estiver vermelho ou entrar em contramão. “Lembrando que para isso os veículos precisam estar com alarme sonoro ligado”

Motolâncias
Desde junho de 2015, o SAMU de Araguaína conta com três motolâncias, que são as únicas a operar no Estado do Tocantins. O atendimento com as motos é o primeiro socorro no atendimento aos acidentes, dando mais agilidade aos serviços. 

As motos têm como principal objetivo prestar um atendimento mais rápido e que não precise de uma ambulância no local. Elas também agilizam o atendimento abrindo o trânsito para que a ambulância possa passar e o socorro chegue mais rápido às vítimas, em casos de acidentes graves.

Serviço
O quê? Curso de direção defensiva para condutores de motolâncias do SAMU;
Onde? Hoje no estacionamento do Estádio Mirandão, amanhã em uma pista de motocross no Setor Jardim Pedra Alta; 
Quando? Até sexta-feira, 20, das 8 às 11h30 e das 13h40 às 17h30.


Publicado: Data: 18/10/2017 Autor:Ascom







voltar