Sábado, 11 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Comunidade participa de evento de encerramento do Janeiro Branco

Publicado: Data: 01/02/2018 Autor: Ascom

Além de orientações sobre Saúde Mental, o evento contou com roda de conversa, chá terapêutico e sessões de alongamento e relaxamento

Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

Quem passou pelo Parque Cimba na manhã desta quarta-feira, 31, teve a oportunidade de participar do evento de encerramento da campanha Janeiro Branco, realizado pela Prefeitura de Araguaína através da Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 50 pessoas participaram do evento.

O objetivo da campanha é orientar e conscientizar sobre a importância da saúde mental e o combate à depressão e outras doenças emocionais. Durante o evento houve roda de conversa, atenção individual com psicólogos, instruções sobre relaxamento, meditação e alongamento, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Houve ainda a degustação de chás terapêuticos e um café da manhã coletivo, com frutas e sucos. “Janeiro é emblemático por ser aquele momento em que geralmente a gente faz planos para o ano, reflete sobre a vida. Nesse momento é importante falar sobre a saúde mental, o cuidado com a depressão e a prevenção ao suicídio”, explicou Samara Aquino, fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Pedro Paulo mora nas proximidades do parque. Finalizando a caminhada matinal, o aposentado aproveitou para participar do evento. “É sempre importante cuidar da saúde e praticar hábitos saudáveis”, alertou.

Núcleo de apoio

O atendimento psicológico e psiquiátrico à comunidade pode ser solicitado a partir de uma consulta nas unidades básicas de saúde (UBS). Identificada a necessidade de acompanhamento, o paciente é encaminhado ao NASF para receber o atendimento necessário.

"O NASF conta com profissionais diferenciados para atender aos pacientes de acordo com a necessidade identificada durante as consultas diagnósticas", explicou o assessor técnico da Atenção Básica, Murilo Bastos. O núcleo atende nas unidades dos setores Araguaína Sul, Couto Magalhães e Lago Azul.

Publicado: Data: 01/02/2018 Autor:Ascom