Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Famílias devem realizar acompanhamento do Bolsa Família

Publicado: Data: 06/03/2018 Autor: Ascom

Oito mil famílias são beneficiadas pelo programa em Araguaína; dessas, as que têm crianças de até 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos devem fazer o monitoramento

Por Flávio Martin

Beneficiários do Programa Bolsa Família em Araguaína já começaram o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As famílias têm até o dia 30 de junho para atualizar as informações. A ausência resulta na suspensão do repasse. O familiar deve apresentar o cartão do Bolsa Família e cartão de vacina atualizado em qualquer UBS, no período de 7 às 17 horas. Em caso gestação, também é necessário o cartão da gestante.

No Município, oito mil famílias são beneficiadas pelo programa. Dessas, todas que possuem crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos devem realizar o monitoramento. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Simone Leandro Matos, cerca de duas mil famílias tiveram o benefício suspenso por deixar de fazer o acompanhamento junto à Saúde em 2017.

“As famílias têm que cumprir três determinações do Governo Federal: manter atualizado o cadastro de endereço na Assistência Social, frequência escolar na Educação, e acompanhamento de peso, altura e carteira de vacina, além dos nascimentos, na Saúde. Comparecendo nas duas chamadas anuais, uma a cada semestre”, explica Simone.

Repelentes para grávidas
O acompanhamento do programa também está sendo utilizado pelos coordenadores para atualização do número de gestantes, que receberão repelentes gratuitamente. Se a grávida ainda não foi à unidade, deverá ir o mais rápido possível, para atualizar os dados e garantir o produto que, após solicitação da Prefeitura, foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS).

O uso de repelentes é para a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zica vírus, dengue e Chikungunya. Com orientação médica, além do repelente, é importante que as grávidas coloquem cortinados nas janelas e fiquem longe de locais que possam ter o foco do mosquito.

Bolsa Família
O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, tem como principal objetivo transferir renda para famílias em situações de vulnerabilidade social. Para que os beneficiários garantam o recebimento do incentivo, a família cadastrada deve estar ciente da sua responsabilidade na busca de melhorias e condições de saúde e nutrição. Por esse motivo, é importante que as famílias realizem o acompanhamento na UBS mais próxima da sua casa.

Contato
Em caso de dúvida, os beneficiários podem entrar em contato com a Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (63) 3411-7083 ou no endereço Rua Sete de Setembro, nº 555, Centro.

Publicado: Data: 06/03/2018 Autor:Ascom