.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 03 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Saúde realiza evento em comemoração ao Dia Nacional do Homem

Publicado: Data: 12/07/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm programas de apoio que tratam das doenças que mais acometem o homem, como a hipertensão e o diabetes

Por Flávio Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta quinta-feira, 12, um evento em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado anualmente em 15 de julho. A data serve para conscientizar sobre a importância dos cuidados na saúde física e mental masculina. Os servidores tiveram orientações sobre ginástica laboral para espantar o sedentarismo, dicas sobre saúde e um café da manhã saudável, para ressaltar a importância de melhorar os hábitos alimentares.
 
De acordo com o superintendente da Atenção Básica do Município, Lucas Moreira, as doenças que mais acometem os homens são a hipertensão arterial e o diabetes, justamente por causa da alimentação calórica e a falta de exercícios físicos. Além disto, em comparação com as mulheres, os homens fazem pouco uso do sistema de saúde público, o que dificulta transmitir a necessidade do acompanhamento médico e suas orientações.
 
“Com a rotina do trabalho e outras tarefas, muitas vezes falta tempo e disposição para se exercitar, acabamos não cuidando do corpo e nem da mente. Temos que deixar de lado essa dificuldade de procurar ajuda psicológica”, aponta Lucas. Outro ponto importante é sobre as doenças venéreas. “Enquanto a mulher procura tratamento quando pega uma doença venérea, o homem tem muita resistência em procurar ajuda”.
 
O assistente administrativo Jonas Ribeiro, 26 anos, mudou de vida há um ano, quando descobriu que sofre de pré-hipertensão. Ele conta que após um final de semana de festa, começou se sentir mal e, na segunda-feira, quando decidiu ir ao médico, constatou a pressão alta. “Tem gente que morre de infarto e nem sabia que poderia acontecer. Eu levava uma vida como a maioria dos jovens, com festas e pouco exercício físico. Hoje, respeito os horários de alimentação, evito gordura, faço exercícios e comecei a ler mais, me ajudar relaxar”.
 
A data
O Dia Nacional do Homem é comemorado anualmente em 15 de julho. A data foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro) e tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a sua saúde. “Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm programas de apoio que tratam dessas doenças. Só preciso procurar ajuda”, apresenta o superintendente da Atenção Básica.


 

De acordo com o superintendente da Atenção Básica do Município, Lucas Moreira, o homem precisa procurar mais a ajuda profissional para cuidar do corpo e da mente

Publicado: Data: 12/07/2018 Autor:Ascom







voltar