Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Iniciadas audiências de conciliação com moradores do entorno do Aeroporto

Publicado: Data: 01/08/2018 Autor: Ascom

As audiências iniciaram na tarde de ontem, 31, e seguem até sexta-feira; são quarenta propriedades que poderão ser pagas em dinheiro ou permutadas em outra área

Por: Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes

Foram iniciadas ontem, 31, as audiências de conciliação com ocupantes de áreas no entorno do Aeroporto. As audiências, realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), seguem até a próxima sexta-feira, das 14h às 18 horas, no anexo do Fórum, localizado na Avenida Castelo Branco, Setor Brasil.

A redução da área de impacto às famílias da região circunvizinha ao terminal foi proposta pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), que realizou também outras alterações no projeto para a ampliação e modernização do Aeroporto de Araguaína.

De acordo com o procurador do Município, Breno Paiva, todo o andamento do processo relacionado à ampliação do aeroporto, identificação das famílias e demais providências é transparente. “Desde o início, realizamos audiência pública com a participação de organizações civis, Defensoria Pública, Ministério Púbico e outros, onde foi exposto tudo o que seria feito”.

O procurador explicou que, como a área é de interesse coletivo, foi publicado um decreto de amplo conhecimento para toda a sociedade. “A Prefeitura está oferecendo um lote na mesma região, no loteamento Cidade Nova, área que está crescendo muito e é bem valorizada. O pessoal está aceitando bem a permuta do lote que tinham pelo outro”, comentou Paiva.

O procurador acrescentou ainda que os moradores que não aceitarem a permuta podem optar por dinheiro. Se houver benfeitorias no lote em questão, o dono será indenizado, com a avaliação prévia do imóvel a preço de mercado e, no prazo de 15 dias após o acordo, será efetuado o pagamento.

Acordos

A estudante Jacileia do Nascimento Soares, de 20 anos, recebeu o lote quando criança de presente da avó. “Agora estou aqui para fazer o acordo e quero um lote, porque pretendo morar aqui. É importante eu ter meu próprio espaço para morar e ter uma vida digna”.

A dona de casa Elza Maria de Resende também quer outro lote. “Adquiri esse espaço com muito esforço. Na época, comprei de uma imobiliária e não posso perder o investimento”.

Modernização
O projeto de modernização do Aeroporto foi firmado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil com o prefeito Ronaldo Dimas em dezembro do ano passado. O então ministro Maurício Quintella assinou o Termo de Compromisso para a execução de obras de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos, sinalização e melhorias da infraestrutura. O valor total do convênio é de R$ 49.140.146,61, sendo R$ 47.665.942,40 do Governo Federal e contrapartida de R$ 1.474.204,40 do município.

Publicado: Data: 01/08/2018 Autor:Ascom