Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Araguaína terá programação especial na Semana Nacional de Combate às Leishmanioses

Publicado: Data: 02/08/2018 Autor: Ascom

Programação começa na segunda-feira, 6, a partir das 17 horas, na Via Lago, com tenda de divulgação sobre prevenção à doença; outras ações estão programadas durante a semana

Por Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes

A Prefeitura de Araguaína realiza, no período de 6 a 10 de agosto, a Semana Nacional de Combate e Controle das Leishmanioses. Na próxima segunda-feira, 6, a partir das 17 horas, na Via Lago, as atividades iniciam com uma tenda de divulgação e distribuição de material educativo sobre a doença.

A programação na Via Lago se repetirá até sexta-feira, dia 10, sempre a partir das 17 horas. No mesmo período, outras ações estão previstas, como palestras na rede de ensino pública e particular, apresentação de teatro em universidade, distribuição de panfletos e rodas de conversas nos bairros.

Durante a semana serão também intensificadas as visitas dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) às residências, com orientações e ações de fiscalização a galinheiros urbanos e mutirão com recolhimento de cães positivos para a leishmaniose visceral.

A equipe da Vigilância em Saúde irá apresentar a peça teatral “Calazar: Diga não”, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

De acordo com os organizadores da campanha, da Secretaria Municipal da Saúde, a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, está amparada em Lei Federal nº 12.604/2012 e tem vários objetivos, entre eles estão: levar ações educativas e preventivas a comunidade; promover debates e eventos sobre políticas púbicas de vigilância e controle e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate da doença.

Dados da doença

Em 2017, de janeiro a junho, em Araguaína, foram registrados 28 casos da doença em humanos. No mesmo período deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses registrou 20 casos.

O quê? Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose;

Quando? De 6 a 10 de agosto;

Onde? Início da programação dia 6, a partir das 17h, na Via Lago.

Publicado: Data: 02/08/2018 Autor:Ascom