Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Ouvidoria Municipal da Saúde amplia horário de atendimento à população

Publicado: Data: 29/08/2018 Autor: Ascom

Com a ampliação, usuários do SUS podem dar opiniões, tirar dúvidas e obter informações sobre os serviços prestados pela Secretaria Municipal da Saúde de modo ininterrupto, das 7 às 18 horas

Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araguaína já podem contar com os serviços da Ouvidoria da Saúde ininterruptamente das 7 às 18 horas. Por meio da Ouvidoria, o cidadão pode registrar suas manifestações, tirar dúvidas e obter mais informações sobre os serviços prestados pela Saúde pública municipal.

A Ouvidoria Municipal da Saúde atua desde maio de 2011. “A Ouvidoria é um canal de comunicação aberto a toda população e um relevante instrumento de gestão, que transmite  as avaliações dos usuários, positivas ou não, que são analisadas e adotadas providências pertinentes, levando ao aperfeiçoamento do sistema de saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho.

Atendimento
O cidadão pode registrar suas demandas por diferentes canais de acesso, como atendimento presencial realizado na sede da Secretaria de Saúde, localizada à Rua Sete de Setembro, nº 555, Centro, ou por outros meios como o serviço de discagem gratuita (0800-646-8546), e-mail ([email protected]), além do link do serviço, disponível no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br).

“No momento de formalizar sua demanda, o cidadão poderá se identificar, de modo que o serviço possui um grande zelo e responsabilidade em acolher e registrar de modo sigiloso, ou em anonimato, se o usuário assim desejar”, explicou o coordenador da Ouvidoria Municipal da Saúde, Nailton de Andrade.

Núcleo de Apoio Técnico
A Ouvidoria Municipal da Saúde funciona em parceria com o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), cujo objetivo é articular a solução de demandas na via administrativa e conter a judicialização na Saúde. Em síntese, o NAT possui convênio com o Tribunal de Justiça para emissão de pareceres técnicos relacionados a área da saúde, aos magistrados, Defensoria e Ministério Público.

“Para maior eficiência na solução das demandas judiciais que envolvem a assistência à saúde, a Secretaria Municipal da Saúde tem intensificado o diálogo com profissionais do Poder Judiciário, da Defensoria e Ministério Público, sendo o NAT importante para subsidiar tecnicamente os mencionados órgãos, com informações sobre matérias como dispensação de medicamentos, consultas, internações, cirurgias entre outras a que o judiciário e o SUS estão diretamente ligados”, explicou a coordenadora do NAT, Noris Cavalcante.

O NAT existe em outras cidades brasileiras e sua atuação junto às Ouvidorias Municipais tem sido referenciada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ. Considerando o último relatório sobre as demandas acolhidas pelos setores em 2017 em Araguaína, do universo de 1.492 requerimentos, foram judicializados apenas 3,35% (50), apresentando assim uma resolutividade de 96,65% durante o mencionado período de atuação.

Publicado: Data: 29/08/2018 Autor:Ascom