.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 06 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Costureira é exemplo ao descobrir caroço no seio durante campanha

Publicado: Data: 19/10/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Aurenice Rodrigues de Abreu participou das ações de prevenção do Outubro Rosa, que vão até dia 24 nas unidades básicas de saúde de Araguaína

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

Durante a Campanha Outubro Rosa do ano passado, a costureira Aurenice Rodrigues de Abreu, 52 anos, notou um caroço em um de seus seios com a realização do autoexame das mamas, algo que diz executar já há 10 anos. Para seu alívio, o exame de mamografia constatou que se tratava apenas de um cisto. “Foi um susto. Não dá para facilitar para o câncer, por isso vou fazer todos os exames anualmente”, comentou.
 
A costureira se diz frequentadora assídua da campanha e mais uma vez recebeu as orientações e exames na manhã de ontem, 18, na UBS José Ronaldo, no Setor Dom Orione. Até o dia 24, as unidades básicas de saúde (UBS) do Município recebem ações de prevenção, realizadas pelos enfermeiros da rede municipal de saúde e acadêmicos de instituições de ensino superior, dos cursos de enfermagem e medicina.
 
Exemplo
Mulheres como Aurenice, que tem idade entre 50 a 69 anos, são exemplo e público-alvo dos atendimentos da campanha. Os exames de mamografia e papanicolau devem ser realizados anualmente, assim também como em mulheres com mais de 35 anos com histórico de câncer na família ou com agravos de riscos, como obesidade, alcoolismo e tabagismo.
 
Desde o susto, Aurenice vem influenciando sua nora, a cabeleIreira Karlleny Sousa, 32 anos, a também participar dos eventos da campanha e realizar os exames preventivos. “Eu sei que não estou na idade de risco, mas existem casos em aparecer mesmo em mulheres mais jovens. É uma doença silenciosa, então nós, mulheres, precisamos ficar sempre atentas”, explicou Karlleny.
 
Medo da dor
A expectativa é de que mais de três mil mulheres sejam atendidas pela Atenção Básica, durante o mês de outubro. Em casos suspeitos e de risco, as pacientes são encaminhadas para a realização da mamografia e exame de papanicolau.
 
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Littza Ferreira, o Outubro Rosa é uma das campanhas com mais adesão da população. “É muito bom ver sempre as salas lotadas durante as palestras, isso mostra conscientização e o trabalho eficiente dos agentes de saúde”.
 
Ainda assim, Littza também identifica resistência. “Temos ainda que alcançar algumas mulheres que têm medo do exame. Medo da dor, de saber que está doente e até de ficarem doentes pela exposição à radiação do exame. São mitos. É necessário realizar o exame, identificando se há um nódulo, um cisto ou tumor. Ter o diagnóstico precoce ajuda no tratamento mais efetivo”.
 
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa 22% dos casos anuais de câncer no Brasil. O instituto estima que o número de novos casos da doença neste ano será mais de 59 mil em todo o País, com óbitos acima de 14 mil.
 
Evitando tumores
Existem estudos que associam o açúcar, alimentos industrializados e gordurosos ao desenvolvimento de tumores. Assim como maus hábitos, entre eles o sedentarismo, tabagismo e o alcoolismo.
 
Uma dica para se manter saudável é evitar tudo isso e dar preferência aos alimentos ricos em fibras e Vitaminas E e C, que têm poder antioxidante.
 
Programação Outubro Rosa
Dia 19 (sexta-feira)
7 às 18 horas – UBS Araguaína Sul (Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaína Sul);
7h30 às 17h30 – UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã);
7h30 às 17h30 – UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione);
7h30 às 17h30 – UBS Manoel dos Reis Lima (Rua das Hortênsias, nº 46, Setor Jardim das Flores);
7h30 às 17h30 – UBS Manoel Maria Dias de Brito (Rua dos Ingaxixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba).
 
Dia 23 (terça-feira)
7h às 13h - Posto Avançado Barra da Grota.
 
Dia 24 (quarta-feira)
7h às 18h – UBS Albeny Soares de Paula (Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães);
7h às 18h – UBS Avany Galdino da Silva (Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul).    


A expectativa é de que mais de três mil mulheres sejam atendidas pela Atenção Básica, durante o mês de outubro

Publicado: Data: 19/10/2018 Autor:Ascom







voltar